CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Rio Info 2019: Unifeso aborda a Cultura Digital nas perspectivas social, econômica, ambiental e da saúde 

19-09-2019

Na 17ª edição do Rio Info, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) marcou presença contribuindo com uma vasta programação, apresentando as novidades e inovações dentro da “Cultura Digital” - tema central do evento. A ideia do tema foi, justamente, mostrar que a tecnologia não é apenas um segmento do mercado, mas permeia o cotidiano de toda sociedade e está presente em todos os setores da economia.

Além de um estande personalizado, com brindes e material informativo sobre cursos e serviços prestados pela Instituição, o Unifeso teve no evento uma sala com programação intensa realizada nos períodos da manhã e da tarde, no dia 16 de setembro. O público formado por estudantes, professores, empreendedores e demais interessados se engajou nas atividades, que trataram de assuntos no âmbito da inovação, mostrando como avanços tecnológicos podem contribuir para questões sociais, ambientais, econômicas e até no campo da saúde. 

Entre as exposições, os acadêmicos do Unifeso abordaram temas como “Floresta Escola”, “Olimpíada Brasileira de Robótica”, “Prêmio Unifeso de Incentivo a Ideias Inovadoras”, “Prototipagem e Modelagem 3D no Planejamento de Cirurgias Odontológicas”, “Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis: Tecnologia e Educação Ambiental na prevenção e combate a incêndios em áreas de preservação”, “Trabalhos usando interfaces gráficas e ferramentas multimídia”, “IPC-FESO, a inflação em Teresópolis e um App para sua consulta”, “Projeto Proteger Teresópolis”, “Programa InovaTerê: Agenda de Inovação para Teresópolis” e a “Cultura Digital e Inovação no Interior do Estado do Rio de Janeiro”.  

“O feedback que tivemos sobre o nosso trabalho foi maravilhoso, uma forma de vermos o quanto produzimos dentro da academia e todas as possibilidades de crescimento”, avaliou a professora Elaine Maria de Andrade Senra, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Unifeso.

Também foi apresentado pelo professor Bruno Andrade, do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) do Unifeso, o projeto FIP- Fábrica de Ideias e Protótipos, vencedor da competição regional do Circuito Rio Info Teresópolis, que aconteceu em paralelo ao IV Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (Confeso). Clique aqui e saiba mais

“É muito importante a divulgação de projetos em eventos como o Rio Info para dar visibilidade a trabalhos de qualidade, como o da FIP, um projeto multidisciplinar que envolve as áreas da ciência e da tecnologia com a da saúde, para aplicação prática na melhoria dos procedimentos cirúrgicos nos hospitais de Teresópolis através da prototipagem”, afirmou o professor Bruno.

“Neste ano, tivemos a honra de sediar o Circuito Rio Info na nossa Instituição, em Teresópolis, e pela primeira vez, vivenciar a experiência de estar dentro deste grande evento do Rio Info no Rio de Janeiro: este ambiente de networking, onde conhecemos pessoas e pudemos trazer nossos discentes e docentes”, notou o José Roberto Andrade, coordenador do Laboratório de Projetos e Prototipagens, assessor do Núcleo de Inovação Tecnológica no Unifeso e membro do comitê organizador do Circuito Rio Info Teresópolis. 



Estudantes das diversas graduações do Unifeso também foram prestigiar o Rio Info, como o aluno do curso de Direito, Guilherme Abreu, do quinto período. “O Rio Info é bem interessante por ter essa característica interdisciplinar e integrar diversas empresas. Pude ainda conhecer diversos projetos, inclusive alguns referentes à minha Instituição, e isso foi muito proveitoso também”, disse Guilherme.

O Rio Info 2019 aconteceu no Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio de Janeiro, dias 16 e 17 de setembro. Para o coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois, além do poder público e da iniciativa privada, a participação da academia foi um dos pilares do evento. “O Rio Info se mostra o espaço ideal para quem deseja ampliar a malha de contatos que traga possibilidades efetivas de novos negócios e parcerias. A programação do evento é feita com a colaboração de pessoas atuantes em diferentes segmentos, por isso conseguimos fazer um evento que está sempre em sintonia com os principais debates e inquietações”, observou Alberto. 



Por Giovana Campos



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.