Semana da Cidadania termina em grande festa na Praça Santa Teresa

30-05-2019

A Semana da Cidadania, evento organizado pelo Observatório Social do Brasil em Teresópolis, teve como tema, este ano, “A participação cidadã na construção de políticas públicas”. O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) é uma das instituições que compõem o Observatório Social e preparou uma grande ação comunitária, dia 25 de maio, na Praça Santa Teresa, para a culminância da Semana.

O público pode conferir diversas atividades oferecidas nos estandes dos cursos de graduação, dentre elas: orientação jurídica; jogo de trilha da cidadania para adultos e crianças; aferição de pressão arterial; verificação de glicemia capilar; orientação sobre DST/ Aids; orientações sobre câncer de colo de útero, mamas e próstata; vacinação (campanha vacina contra gripe); avaliação do IMC e orientação quanto à alimentação saudável; saúde bucal; impostômetro, etc.

“A adesão às atividades foi muito boa. Painéis para se discutir políticas públicas aconteceram ao longo da semana, eram abertos ao público e contaram com a mediação de professores do Unifeso. Hoje acontece a culminância deste importante evento e, para isto, estamos reunidos com o Sesc para oferecermos nossas ações sociais à população. Para fechar com chave de ouro, o Bloco da Cidadania do Unifeso encerrará as atividades e mostrará a marcha inspirada em Ô Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga, com letra de funcionários nossos”, explicou a professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais.

Esta foi a terceira ação social que a estudante Andreia da Veiga Amarantes, do primeiro período de Odontologia, participou. “O estande de odontologia foi bastante procurado, principalmente, pelos adultos acompanhados de crianças. Passamos a técnica de escovação para os pequenos e, se precisar, fazemos o encaminhamento para a clínica-escola. Eventos como este são muito importantes, pois temos a oportunidade de conversar com os pacientes e de incentivarmos o cuidado com a saúde bucal”, disse.

A professora do curso de Nutrição, Monique de Barros Elias, concorda que a iniciativa é importante não só para a população, mas para os estudantes também: “Acho que essa ação agrega muito. Além de ser uma ótima vivência da prática para os alunos, é muito importante para as pessoas em geral, pois oferecemos um atendimento que muitas vezes elas não têm no serviço público. Damos orientação e, muitas vezes, conseguimos fechar um pré-diagnóstico para podermos encaminhar o paciente para o atendimento correto”, explicou.

A aposentada Marlene Ferrone tem diabetes e aproveitou a ocasião para medir a glicose e aferir a pressão. “Este tipo de ação é a melhor conscientização para o povo. Muitas vezes as pessoas descuidam da saúde pelo corre-corre do dia a dia. Quando nos deparamos com uma iniciativa como esta, aproveitamos para nos cuidar”, lembrou.

A experiência também foi positiva para a estudante de graduação em Farmácia Karla Runge Chimelli. Ela é envergonhada e acredita que o contato com o público ajuda a lidar com a timidez, o que vai favorecê-la no mercado de trabalho. “Ter contato com o público nos dá experiência, e eventos como este são muito bons para conscientizar a população a ter mais cuidado com a saúde”, sintetizou.

IV Semana da Cidadania

O objetivo da IV Semana da Cidadania foi desenvolver ações visando aproximar a comunidade e a gestão pública. No ano de 2019, o evento em Teresópolis foi realizado em uma parceria do Unifeso com o Sesc, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresópolis, da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Teresópolis, da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (Aciat), do Morar em Teresópolis, da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro - CRC-RJ. Durante a semana foram expostos painéis sobre diversos temas, na CDL Teresópolis.