Trabalho de estudante de Ciências Biológicas fica entre os quatro melhores em evento do ICMBio

22-01-2019

Um trabalho desenvolvido por Ricardo de Barros Mello Filho, recém-formado do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), ficou entre as quatro melhores apresentações do X Seminário de Pesquisa e X Encontro de Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que aconteceu em Brasília. O evento teve como tema “Pesquisas Estratégicas para o Desenvolvimento Socioambiental”, reunindo pesquisadores de diversas instituições e servidores de unidades organizacionais comprometidas com o tema de pesquisa.

Ricardo apresentou o estudo que desenvolveu no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), chamado Monitoramento da Clareira do Rancho Frio, Vale do Paquequer. Ele explica que, durante um ano, pesquisou uma clareira que apareceu no Rancho Frio, no Parnaso. “A clareira surgiu por conta de um deslizamento de pedras. O estudo destacou como o incidente poderia intervir na mata do entorno, como, por exemplo, quais plantas iriam começar a colonizar aquele local. Conseguimos medir todos os blocos que se deslocaram da terra, apurar se ainda acontecia escoamento superficial, fazer medições de temperatura e registrar os animais que passavam pelo local, através de pegadas”, conta.

O estudante desenvolveu o projeto graças ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), um programa do CNPq que concede, anualmente, bolsas de Iniciação Científica. “Foi uma grande oportunidade de mostrar o meu trabalho. Trata-se de um estudo que ainda é pouco explorado, sobre a dinâmica evolutiva por conta das clareiras naturais e como elas modificam a fisionomia da Região”, diz Ricardo. Ele se formou em dezembro de 2018, mas conta que pretende continuar o levantamento das espécies para melhorar o projeto e, quem sabe, levá-lo para o mestrado: “agora vou prestar prova para algumas universidades”, afirma.

Vestibular com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de vestibular para o curso de Ciências Biológicas do UNIFESO, nas modalidades Agendamento e ENEM. O candidato deve se inscrever gratuitamente no processo seletivo pelo site www.unifeso.edu.br ou diretamente na Central de Matrícula e Relacionamento, localizada no campus Antônio Paulo Capanema de Souza, no bairro do Alto, até 28 de janeiro de 2019.