CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Trabalho de alunos do CESO ganha prêmio na Feira de Ciências do Departamento de Física da UFJF

18-10-2018

Estudantes do 2º ano no Ensino Médio do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) participaram, dia 17 de outubro, da 29ª edição da Feira de Ciências do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em que ficaram em primeiro lugar com o trabalho “Desigualdade em Área de Risco”. Eles apresentaram um levantamento de dados e soluções para a tragédia que ocorreu em Teresópolis, no ano de 2011, e o desenvolvimento de um robô para auxiliar no resgate de possíveis tragédias.

Foi a primeira vez que o CESO inscreveu trabalhos para o evento. Além da feira, estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio participaram também da Mostra Científica do Instituto de Ciências Exatas. A feira é um evento anual onde estudantes das escolas de Juiz de Fora e redondezas participam de uma mostra competitiva de experimentos científicos desenvolvidos em suas escolas de origem. No evento foram apresentados trabalhos sobre produção de biodiesel; a produção de energia através do lixo; desigualdade em área de risco e construção sustentável. 

A premiação levou em conta critérios como criatividade (o quão interessante é a ideia e quão criativo é o desenvolvimento do trabalho); conhecimento x escolaridade (se o assunto do trabalho é apropriado para a série em que se encontra o aluno); e grau de dificuldade da execução (dificuldade e tempo envolvidos no desenvolvimento do trabalho pelo aluno, com atenção especialmente a indicações de que o trabalho possa ter sido desenvolvido pelo professor). 

A diretora do CESO, Roberta Franco de Moura Monteiro, contou que os alunos voltaram muito empolgados com a experiência. “Nossa função é incentivar o pensamento científico e investigativo e já fazemos isto, promovendo as nossas feiras de ciências e participando de feiras estaduais. Continuaremos firmes no caminho de promover e incentivar a inovação com os nossos alunos”, explicou.



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.