UNIFESO, CESO e HCTCO preparam atividades para o Dia das Crianças

18-10-2018

O Dia das Crianças foi bastante celebrado no Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), no Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) e no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), semana passada. Os pequenos de uma ONG agitaram o Campus Antonio Paulo Capanema de Souza; os estudantesdo CESO tiveram uma semana repleta de atividades; e a ala da pediatria do HCTCO recebeu o carinho de personagens queridos.

Cerca de 30 crianças do Lar Tia Anastácia, do bairro São Pedro, visitaram, dia 11 de outubro, o UNIFESO, onde tiveram uma tarde de muito aprendizado e diversão. A programação contou com a colaboração das coordenações dos cursos de Pedagogia, de Ciências da Computação, de Medicina e de Odontologia. As crianças participaram de atividades como contação de histórias, Hospital do Urso, cineminha, robótica e introdução à higiene bucal e ganharam algodão doce, suco, kit dental e um livrinho de colorir.

“É sempre bom conhecer lugares diferentes. As crianças nunca vieram ao UNIFESO e estão tendo a oportunidade de aprender um pouquinho sobre algumas profissões. Já aprenderam a operar um ursinho, a cuidar dos próprios dentes e a manusear um robô. Adoraram a programação”, contou Carolina Rocha, voluntária do Lar Tia Anastácia.

Semana da criança no CESO

O Ensino Médio do CESO contou com quatro dias atípicos no cotidiano escolar: no primeiro uma ida ao cinema; já o segundo e o terceiro foram os "dias do soninho", quando os estudantes puderam dormir um pouco mais em casa e chegar mais tarde no colégio; e no quarto dia aconteceu o "Festival do pirulito", uma forma lúdica de repensar a infância. “Terminamos nossa semana da criança com a certeza de que a escola é um lugar de trocas afetivas, de leveza e descontração”, disse a professora professora Regina Carmela, professora de Literatura do Ensino Médio.

Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, como acontece todos os anos durante a Semana da Criança, foram realizadas atividades extraclasse variadas, visando proporcionar aos alunos lazer e sociabilidade. Entre elas um divertido teatro com o Grupo Trupe do Paçoca; brinquedos como pula-pula, tobogã e piscina de bolinhas e muita animação recheada de pipoca e algodão doce. “Um grande piquenique e os jogos cooperativos trouxeram aos estudantes um momento de confraternização. Fechamos a semana com um descontraído passeio de trenzinho”, detalhou a professora Adriana Lopes, coordenadora do Fundamental I.

Personagens invadem HCTCO

No dia 11 de outubro, voluntários fantasiados de heróis e personalidades fizeram uma surpresa para os pacientes e acompanhantes dos setores de Pediatria e Obstetrícia do HCTCO, despertando a imaginação da criançada e descontraindo seus acompanhantes. O pequeno Hugo Marques, filho da boleira Clarisse Moreira, não conseguiu conter o sorriso ao ver o Homem-Aranha, seu herói preferido, tão de pertinho. “Gostei muito só de ver a alegria que ele ficou”, disse a mãe do Hugo.

Os pacientes e acompanhantes também ganharam um lanche especial em comemoração à data. A ação foi promovida através da Direção do hospital, juntamente com o Grupo de Trabalho de Humanização.

Injeção de risos na Clínica-Escola de Fisioterapia

O Dia das Crianças também chegou adiantado para pacientes e familiares da Clínica-Escola de Fisioterapia. No dia 11 de outubro, eles se reuniram com estudantes e professores do curso para assistir às trapalhadas do comediante Osair Furtado - mais conhecido como Osair Pirilin, defrutar de um lanche e também interagir voluntários fantasiados.

“Trabalhar com crianças recarrega as baterias. Esse trabalho de levar a alegria é importante porque o bom humor faz com que o corpo libere  substâncias naturais que amenizam a dor e melhoram o sistema imunológico”, afirmou o artista Osair.