UNIFESO e Santander Universidades levam estudante de Medicina Veterinária para estágio em Portugal

13-12-2018

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) firmou, em outubro de 2018, convênio com o Santander Universidades, para oferecimento de bolsa de estudo internacional a estudantes do centro universitário. Alice Marqui de Carvalho, matriculada no curso de graduação em Medicina Veterinária, foi contemplada e selecionou a Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, situada em Portugal, para realização do intercâmbio, em fevereiro de 2019.

Ao todo 11 estudantes do UNIFESO se inscreveram no site da instituição bancária para receber a bolsa, intitulada Ibero-Americanas, no valor de três mil euros, para realização de intercâmbio em uma das universidades que tenham parceria com o UNIFESO e com o Santander Universidades.

“Fiquei muito feliz quando soube que tinha conseguido a bolsa. Vou colar grau em janeiro de 2019 e acredito que o estágio em Portugal vá me proporcionar uma grande vivência. Será a primeira vez que estudarei fora e terei a possibilidade de estar em um país que ainda não conheço, estagiando em uma universidade que é referência mundial na área em que pretendo atuar: a de tecnologia de alimentos”, contou Alice.

Internacionalização

A parceria do UNIFESO com o Santander Universidades reafirma o compromisso da faculdade em investir e ampliar sua atuação em internacionalização, ou seja, em programas e ações que insiram a instituição no contexto internacional. Isto pode ser feito por meio da cooperação com outras instituições de ensino, da transferência de conhecimento, da mobilidade acadêmica de docentes e de estudantes, de estudantes estrangeiros matriculados na instituição de ensino, da oferta de disciplinas em língua estrangeira, e do estímulo a publicações e participação em eventos e processos avaliativos internacionais.

O UNIFESO escolheu a internacionalização como um tema estratégico para o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) a partir da compreensão da necessidade de desenvolvimento de competências que exigem a abertura à realidade internacional. "Assinamos este convênio com o banco Santander por creditar que, em um mundo globalizado, só vamos crescer se estivermos abertos a novas culturas, a outros idiomas e à troca de experiências. A parceria vai possibilitar estimularmos e apoiarmos os estudantes interessados em atividades de intercâmbio. A formação para viver e atuar no mundo contemporâneo deve considerar uma capacidade transdisciplinar e também de enxergar para além de sua realidade cultural e nacional", explicou a professora Elaine Maria de Andrade Senra, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNIFESO.

Programa Ibero-Americanas Santander Universidades

Estudantes de graduação de instituições de todo o Brasil podem ganhar uma bolsa de estudo para fazer um intercâmbio, de até um semestre, em um dos nove países da Ibero-América em que o Santander está presente: Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai. O universitário contemplado recebe o equivalente a 3 mil euros para custear gastos como passagem aérea, hospedagem e alimentação durante o intercâmbio. O curso deve fazer parte de um acordo bilateral entre as universidades.

O UNIFESO firmou convênio com o Santander e, para participar, o estudante deve preencher o formulário no site da instituição financeira ou pelo app Santander Universitário. Todas as etapas do processo seletivo e critérios usados na seleção são definidos pela faculdade.

A professora Elaine explica que quanto mais estudantes se inscreverem no programa mais bolsas serão contempladas para o UNIFESO. "Este ano, tivemos 11 inscritos e nos foi concedida uma bolsa, mas o número de benefícios aumenta conforme o número de estudantes interessados. Esperamos que, em 2019, mais alunos sejam contemplados", afirmou.