UNIFESO faz homenagem aos 130 anos do poeta Fernando Pessoa

18-12-2018

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) lançou o projeto Canto dos Poetas III – Tributo a Fernando Pessoa, em homenagem aos 130 anos do poeta português, que nasceu em 13 de junho de 1888. Trata-se de um livro multimídia, que contempla declamações de textos do autor e poemas autorais de professores, funcionários técnico-administrativos e alunos da instituição de ensino. Interessados podem acessar a plataforma aqui.

Os concertos que aconteceram no Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP), em 2018, foram o pontapé para as comemorações do nascimento de Pessoa na Instituição. Antes das apresentações musicais, um grupo formado por professores, estudantes e funcionários recitavam tiradas e poemas do português universal. As chamadas pílulas culturais culminaram no lançamento do livro multimídia, em novembro de 2018, no Festival PoêTerê.

“A arte tem que perpassar a vida da gente, principalmente neste momento tão difícil que estamos vivendo, em que as pessoas estão sem tempo para nada e em conflito umas com as outras. Precisamos da arte para dar brilho à vida, para neutralizar as dores”, diz a professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais do UNIFESO.

Projeto Canto dos Poetas

Os livros do projeto Canto dos Poetas nasceram da participação de poetas locais nos eventos realizados pelo CCFP na cidade de Teresópolis. Partindo da compreensão que educação e cultura são pilares fundamentais no processo de formação humana, definiu-se como uma das estratégias de fomento e difusão da arte e da cultura no ambiente dos cursos de graduação do UNIFESO a implantação do projeto Canto dos Poetas. Com isso, pretende-se por um lado dar visibilidade aos poetas locais e suas produções e, por outro, contribuir para a formação de novas plateias, sensibilizando estudantes, professores, técnico-administrativos e comunidade externa por meio da poesia.

O projeto começou em 2016 e, com o primeiro volume do livro Canto dos Poetas, foram realizadas inúmeras apresentações performáticas ao longo do ano no âmbito dos cursos de graduação e do CCFP. O segundo volume foi lançado em 2017 e trouxe a expressão artística de poetas vinculados à Oficina de Poesia & Criação, considerado um dos movimentos de poesia e literatura mais significativos da cidade e região.