Unifeso fecha parceria com prefeitura de Maricá para o programa Passaporte Universitário

12-02-2019

A Prefeitura Municipal de Maricá lançou, dia 11/02, o Passaporte Universitário, um programa da Secretaria de Educação que vai permitir que moradores da cidade tenham acesso a cursos de graduação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), uma das instituições de ensino parceiras do programa.

A cerimônia de lançamento do programa aconteceu no CineTeatro Henfil e contou com a presença do prefeito de Maricá, Fabiano Horta; da primeira dama da cidade, Rosana Horta; da secretária de Educação, Adriana Luíza da Costa; do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Unifeso, José Feres Abido Miranda; dentre outras autoridades públicas do município e representantes de instituições de ensino. Segundo o prefeito, o governo pretende criar um polo universitário em Maricá. “Nossos parceiros do Passaporte Universitário estão sendo desafiados a construir com a gente este projeto. Este programa tem como essência a afirmação de Maricá enquanto polo de saber”, afirmou.

O Passaporte Universitário vai conceder mil bolsas sociais para o primeiro semestre de 2019. Destas, 700 serão para candidatos que se enquadrem nos critérios de seleção de renda (até seis salários mínimos), 300 para pessoas que já estão cursando nível superior e 400 para pessoas que não estejam matriculadas em nenhuma instituição de ensino superior, pública ou privada. As outras 300 serão bolsas universitárias de excelência, garantindo 100% da mensalidade e divididas entre 180 candidatos que tenham cursado o ensino médio em rede pública e obtido nota superior a 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 120 para os demais candidatos que tenham alcançado pontuação superior a 450 pontos no ENEM.

O Unifeso irá ofertar 750 vagas nos cursos de graduação para bolsistas do programa de Maricá. Os interessados podem prestar o vestibular que acontecerá neste fim de semana (16 e 17/2). As provas serão realizadas no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro de Maricá, das 10h às 16h. Os candidatos poderão também fazer o vestibular, a qualquer tempo, nas sede do Unifeso (Av. Alberto Tôrres, 111, Alto - Teresópolis) até o dia 24 de fevereiro, quando termina o prazo de inscrição. Os aprovados no vestibular poderão solicitar a bolsa pelo site da prefeitura de Maricá.

O candidato aprovado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em um dos exercícios de 2016, 2017 ou 2018 com, no mínimo, 450 pontos na redação, tem este exame aproveitado para o Processo Seletivo de Ingresso nos cursos de graduação do Unifeso. Os aprovados no ENEM devem comparecer ao campus Antônio Paulo Capanema de Souza (Teresópolis) ou ao Centro Educacional de Maricá Joana Benedicta Rangel (Maricá), nas datas estabelecidas no edital, para efetuar a inscrição, sem ônus, ou ainda, inscrever-se pela internet no site do Unifeso.

“O Unifeso coloca à disposição do Passaporte Universitário diversos cursos. Pretendemos buscar uma parceria efetiva com base na nossa missão: constituir-nos em um polo de desenvolvimento regional para construir uma sociedade mais justa, ética e solidária. Os estudantes que optarem por Teresópolis serão recebidos de braços abertos em função desta missão”, enfatizou o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Unifeso.

Segundo Adriana Luíza da Costa, o governo pretende conceder mais duas mil bolsas para o segundo semestre de 2019 e outras duas mil para o primeiro semestre de 2020. “O Passaporte Universitário é um programa social de extrema importância para uma cidade que trabalha e pensa no desenvolvimento humano, como Maricá. O maior legado de um governo é o conhecimento deixado à população”, contou a secretária de Educação.