UNIFESO participa de evento sobre as Novas Diretrizes Nacionais Curriculares do Conselho de Farmácia

22-12-2017

No dia 13 de dezembro o professor Valter Luis da Conceição Gonçalves, coordenador do curso de Farmácia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) participou do evento “Conhecendo as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e Discutindo sua Implementação”, realizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ). Como membro da Comissão de Ensino do CRF-RJ desde o ano de 2008, ele foi como docente na qualidade de coordenador de curso, uma vez que o evento tinha como público alvo os coordenadores de curso de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro e também membros dos Núcleos Docentes Estruturantes das Faculdades de Farmácia. Também participou o professor Fernando Genovez, docente do curso de Farmácia do UNIFESO.

“Neste evento foi possível receber informações sobre as principais mudanças e avanços descritos nas novas DCNs de 2017 na apresentação realizada pela professora Zilamar Costa Fernandes. As novas DCNs trazem uma série de novidades com vista a permitir que os Projetos Pedagógicos sejam reorientados e atualizados para atenderem as necessidades contemporâneas de saúde da população, nos aspectos que envolvem as competências, habilidades e atitudes dos profissionais farmacêuticos em processo de formação’, contou o professor Valter.

Segundo ele, “cabe destacar que muitas mudanças ocorreram desde a promulgação das DCN de 2002, como por exemplo: a Lei 13.021/2014 que transforma as Farmácias e Drogarias em estabelecimentos de saúde ligados ao SUS para prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva. Desta forma, o evento proporcionou uma excelente oportunidade de conhecer as mudanças permitindo constatar que estamos no nosso curso de Farmácia no caminho certo para continuar proporcionando uma formação de qualidade”, concluiu.