CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




UNIFESO promove IV Feira de Ciências e Tecnologia

26-10-2018

Estudantes e professores do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) e escolas públicas da região participaram da IV Feira de Ciências e Tecnologia, promovida pela Sala Verde UNIFESO no dia 24 de outubro, na Quadra do CESO, no Alto. Com mais de 25 estandes, os trabalhos trataram de temas sobre Artes, Matemática, Biologia, Física e Ciências. O evento integrou a programação do III CONFESO – Congresso Acadêmico-Científico do UNIFESO. 

“A Feira de Ciências e Tecnologia estimula a metodologia de ensino ativa em que os alunos conseguem colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. É o momento de iniciação científica para muitos”, explicou Daniele Santos de Almeida, professora do CESO e organizadora da Feira.

Dilza de Castro, professora de Ciências da Escola Municipal Cardeal Dom Sebastião Leme de São José do Vale do Rio Preto, avalia ações com a Feira de Ciências e Tecnologia como “importantíssima para uma educação de qualidade, pois são nesses eventos que eles conseguem mostrar o trabalho de qualidade que os professores muitas vezes desenvolvem em sala, mas que não é divulgado. Essa oportunidade que o UNIFESO oferece a diversas escolas é uma alavanca na educação”. 

Os projetos apresentados foram avaliados por estudantes do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas, sob os seguintes aspectos: a criatividade e a inovação da pesquisa; o conhecimento científico do problema; a metodologia de condução da pesquisa e a clareza na apresentação. 



Vencedores

Na categoria 6º e 7º anos, foram premiados os trabalhos do CESO intitulados “Plantas Medicinais: O segredo para uma farmácia caseira”, em primeiro lugar; “Do It Yourself: Faça você mesmo”, em segundo lugar; e “Veneno na mesa: Agrotóxicos”, em terceiro lugar.

Na categoria 8º e 9º anos, levaram as medalhas os projetos “Encantando, Inovando e Divulgando Ciência através da Plastinação de Peças Biológicas”, da Escola Municipal Cardeal Dom Sebastião Leme de São José do Vale do Rio Preto (1º lugar); “Crise e pegada hídrica”, do CESO (2º lugar); e “Mudanças Climáticas”, do CESO (3º lugar). 

Na categoria Ensino Médio, conquistou o primeiro lugar o trabalho “Transformando o Lixo”, do CESO; em segundo “Sensor de Desmoronamento”, do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt; e em terceiro os projetos “Modelos Atrativos e Lúdicos em Sala de Mostra Científica com o Tema Arboviroses, realizado pelo Projeto Heróis Contra Dengue”, do Colégio Euclydes da Cunha em Teresópolis; e “Desigualdade em Áreas de Risco”, do CESO.

“Pegamos o lixo, que é algo que fica jogado por aí, e transformamos em energia elétrica. Apresentar esse projeto num evento acadêmico é muito interessante, pois nos incentiva como alunos e nos ajuda na escolha da profissão que vamos seguir”, disse a estudante Maria Eduarda Cordeira, do Ensino Médio que assina pelo trabalho vencedor “Transformando o Lixo”.



Passaporte para a XII FECTI

A partir do resultado da Feira, os trabalhos “Plantas Medicinais: O segredo para uma farmácia caseira”, das estudantes Anne Karoline de Oliveira, Anna Letícia Martins, Layla de Souza Faria; e “Crise e pegada hídrica”, das estudantes Ana Clara da Costa Carvalho da Silva e Luciana Valinhos de Oliveira Rocha foram selecionados para a XII FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, que acontecerá nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro.