UNIFESO realiza XXX Jornada Científica do Internato Médico

28-09-2017

Durante o dia 22 de setembro acadêmicos do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) estiveram envolvidos com a XXX Jornada Científica do Internato Médico, que tem por objetivo divulgar a produção acadêmica a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) elaborados pelos estudantes e seus orientadores. A Jornada é uma etapa obrigatória para a graduação dos alunos do curso de Medicina. Em consonância com a política de incentivo à pesquisa do UNIFESO, o TCC estimula o desenvolvimento da capacidade de análise, síntese, investigação, além de exercitar a capacidade de articulação entre vários conhecimentos, integrando pesquisa, ensino e prática e desenvolvendo a escrita e a interpretação, o que contribui para o enfrentamento futuro de várias situações que envolvem o trabalho médico.

Durante a cerimônia de abertura do evento, a professora Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), expressou o orgulho de presenciar mais uma turma que se forma. “Tive acesso a alguns trabalhos e avaliei outros, contudo percebo que estamos fazendo importantes avanços. Lembro que os anais desta jornada vão para o site institucional e todos têm acesso a estas publicações”, destacou.

O professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina, contou que “o evento começou há mais de 15 anos e virou um marco do nosso curso, em um processo de evolução. Qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, tem acesso ao que nossos alunos fazem, com isso temos uma grande preocupação com a qualidade deste conteúdo”.

Entre os trabalhos apresentados estava a da formanda Samyra Ferreira Borges, uma pesquisa sobre “Espondilite Anquilosante”. “A doença acomete as articulações principalmente homens que estão na fase laboral. Geralmente, o diagnóstico é tardio, pois quando eles descobrem é porque já têm uma perda da mobilidade”, contou a estudante, que se aprofundou no tema através da experiência que teve no curso durante o internato na área de Reumatologia.