CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




UNIFESO realiza III Oficina de Preceptores do Curso Medicina

10-05-2018

“Preceptores: estamos formando um Médico melhor?”. Esse foi o tema da III Oficina de Preceptores do Curso Medicina, realizada nos dias 4 e 5 maio, em Teresópolis, pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente do Curso de Medicina (NAPED). 

Compuseram a mesa de abertura do evento os professores José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico; Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde; Elaine Maria de Andrade Senra, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Rosane Rodrigues Costa, diretora do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO); Simone Rodrigues, diretora de Ensino do HCTCO; Julia Mendes, diretora de Assistência do HCTCO; José Roberto Bittencourt Costa, chefe da Unidade Ambulatorial do UNIFESO; Paulo Sergio Oliveira, representando a Diretoria de Ensino a Distância; e Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina. 

Em sua fala, o Pró-Reitor destacou o processo de mudança na formação dos profissionais da área da Saúde da Instituição. “É um processo que se inicia e não se tem fim, e este evento é a comprovação disso”. A professora Mariana Arcuri defendeu que “é uma característica dos currículos do CCS entender que a educação se dá através do mundo do trabalho. A percepção das realidades através da vivência faz toda a diferença na formação”. 

“O papel de preceptor na formação acadêmica do nosso estudante é um selo de valor que a Instituição atribui à formação em serviço. Nesse processo notamos que nossos estudantes constroem e percebem a necessidade do trabalho em equipe, da delicadeza necessária nas relações e do amor à profissão”, disse a professora Elaine Senra. 

“‘Se estamos formando um médico melhor’ é um tema que temos que questionar em nosso dia a dia, ou seja, refletirmos o tempo todo se a formação em que trabalhamos, de competências e habilidades, está levando à mudança de postura, atitude e ética profissional, pois acredito que a relação médico-paciente faz a diferença nesse processo”, sugeriu a professora Rosane Costa. 

A história da preceptoria dentro desse novo modelo de curso, os trabalhos realizados e os caminhos trilhados até esta terceira edição da Oficina de Preceptores foram detalhados em palestra pelo professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina. 

 



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.