Unifeso sedia curso de ICMS - Substituição Tributária promovido pelo CRCRJ

18-07-2019

Profissionais da contabilidade e estudantes de Ciências Contábeis com cadastro no Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ) participaram, no dia 13 de julho, do curso sobre Substituição Tributária, um regime no qual a responsabilidade pelo recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) é atribuída a um contribuinte que não o próprio gerador da ação de venda. O evento foi promovido pelo CRCRJ e aconteceu no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), no Alto, onde os participantes terão um novo encontro, marcado para o próximo dia 20 de julho.

O evento tem como objetivo analisar, sob o ponto de vista prático, atentando para alguns pontos jurídicos, o regime de substituição tributária do ICMS de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, destacando a legislação atualizada aplicável a partir de 2016 e a composição da base de cálculo do imposto, considerando as novas regras previstas pelo Convênio ICMS 52/2017.

De acordo com Alexandre de Castro Rodrigues, diretor executivo da NTW Contabilidade e Gestão Empresarial e delegado regional do CRCRJ, o “Conselho faz um trabalho de desenvolvimento profissional, tanto para os estudantes quanto para profissionais de contabilidade, e tem o Unifeso como parceiro para eventos”. Egresso do curso de Ciências Contábeis, Alexandre atualmente está cursando o 9º período do curso de Direito do Unifeso.

Entre os participantes, estava a estudante Mariane Domingues, que já trabalha na área de contabilidade e está no terceiro ano do curso de Ciências Contábeis. “É preciso estar sempre se atualizando, pois nesta área há muitas mudanças e precisamos acompanhar continuamente. O CRC tem promovido estes cursos e eu tenho aproveitado esta oportunidade, ainda melhor por ser aqui na cidade”, disse Mariane.

Vitória da Silva Câmara, também estudante do terceiro ano, quer seguir carreira na área de tributos. “Estes cursos nos acrescentam conhecimento e é uma forma de nos aprimorarmos e termos certeza da área em que queremos seguir”, apontou Vitória.

Vestibular 2019.2

O Processo Seletivo de Vestibular nas modalidades de Agendamento e ENEM está aberto para a realização das inscrições, provas de redação e matrículas para o ingresso no curso de Ciências Contábeis do Unifeso, ainda neste segundo semestre de 2019. O candidato pode se inscrever gratuitamente através do site, ou diretamente na Central de Matrícula e Relacionamento, até dia 2 de agosto, no horário das 9h às 20h. No ato da inscrição, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição com dados pessoais e selecionar data e hora para realização da prova de redação, podendo, também, agendar pelo telefone (21) 2641-7057. Para ingressar pelo ENEM, o candidato deve ter sido aprovado em um dos exercícios de 2016, 2017 ou 2018 com, no mínimo, 450 pontos na redação. As inscrições são feitas na Central de Matrícula e Relacionamento ou pelo site, sem ônus. Mais informações: (21) 2641-7057.