CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Vestibular 2019: Estudantes do Unifeso usufruem da melhor infraestrutura da região para formação profissional

08-02-2019

São três campi: dois no bairro do Alto, com belíssimos prédios, e outro no bairro da Prata, com uma ampla fazenda rodeada de mata atlântica e animais. A infraestrutura do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) engloba ainda hospital de ensino, futura maternidade com UTI neonatal, ambulatório, núcleo de prática jurídica e Empresa Júnior. Enfim, abriga mais de cinco unidades em Teresópolis que, além de laboratórios bem equipados, bibliotecas de ponta e clínicas-escola para o estudante aprender na prática as atuais e futuras possibilidades da profissão, contam com espaços de convivência e acessibilidade em suas dependências. E, para os que buscam uma instituição de ensino completa, as inscrições para o vestibular 2019 do Unifeso foram prorrogadas até dia 15 de fevereiro para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia.

Falar do Unifeso é remeter à maior formadora de profissionais da região com uma bagagem de investimentos e experiência de mais de 50 anos, além de uma das maiores empregadoras da cidade. Sua relevância e grandiosidade para a região vai além da formação desses profissionais, está também na prestação de diversos serviços nas áreas da Saúde, Ciências e Tecnologia e Ciências Humanas e Sociais, que qualificam o ensino-aprendizado dos cursos de graduação. Se adequando às necessidades dos estudantes, a instituição tem criado novas ofertas de cursos com carga horária reduzida, implantado políticas de concessão de bolsas de estudo e investido na modernização. 

Empregabilidade na área escolhida

A instituição de ensino possui convênio de estágio com mais de 1.200 empresas dos três setores da economia e coleta currículos dos alunos para a formação de um Banco de Talentos, que é compartilhado com empresas parceiras. Cursos como o de Ciência da Computação, por exemplo, têm mais de 80 por cento dos estudantes atuando na área ainda no primeiro ano de faculdade. Também promove a internacionalização, ou seja, estimula o intercâmbio, com bolsas de estudo, em universidades internacionais parceiras. Grande parte dos egressos optam pela educação continuada e ingressam em pós-graduação e mestrado, enriquecendo a formação e o currículo. 

Conceito Muito Bom do MEC

O Unifeso recebeu o conceito 4, em uma escala de 1 a 5, no último processo de avaliação institucional externo para Recredenciamento do Ministério da Educação (MEC). Dentre os itens que receberam o conceito 5 estão as bibliotecas, que contam com Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB Unifeso). Foram destacados a infraestrutura física, os serviços e a informatização, que auxiliam docentes, discentes, pesquisadores, funcionários, egressos e usuários externos, com consulta em plataforma interativa ao acervo físico e digital, composto por 36 mil títulos e 75 mil exemplares.

Espaços e cenários planejados para praticar

Os estudantes do Unifeso contam com diversos cenários de prática para testar suas habilidades e aprender fazendo. Na área da Saúde, as clínicas-escola, o ambulatório e o hospital-escola permitem que os estudantes dos cursos de Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Ciências Biológicas e Fisioterapia vivenciem, na prática, o dia a dia das profissões e prestem atendimento supervisionado ao público. A estrutura de laboratórios permite que estudantes desenvolvam pesquisas acadêmicas e aprimorem o conhecimento.

O curso de Medicina foi o pioneiro na história do Unifeso. Com a primeira turma iniciada em 1970, já formou mais de 7 mil médicos e foi o primeiro passo de muitos profissionais de destaque na área, no Brasil e no exterior. A estrutura curricular contempla 50% da carga horária do curso em cenários reais de prática - próprios e conveniados - a partir dos primeiros dias de aula, ou seja, desde o início do curso, o estudante aprende a teoria na prática através de programas integradores, que o possibilitam ir a campo, atuando nas comunidades junto com equipes multidisciplinares, além dos espaços simulados - como o Laboratório de Habilidades - que objetivam vivenciar situações que estarão presentes na vida real. 

Os estudantes de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas têm à disposição uma fazenda com animais vivos, ossário e tanques de tilápias, num espetacular fragmento da Mata Atlântica no Campus Quinta do Paraíso, na Prata. Lá também está a Floresta-Escola, projeto de restauração de uma área degradada de três mil metros quadrados que era um antigo pasto. Outro espaço recém-instalado no campus Quinta do Paraíso é a Estufa-Escola, um viveiro onde estudantes terão a oportunidade de produzir mudas para ajudar na restauração de áreas degradadas e para o desenvolvimento de plantas medicinais. Estudantes do curso de Farmácia também aprendem colocando a mão na massa, com laboratórios de Farmacotécnica e Homeopatia, Farmacobotânica e Farmacognosia, Parasitologia, Tecnologia e Microbiologia de Alimentos, entre outros.

Ainda no campus Quinta do Paraíso encontram-se as clínicas-escola de Fisioterapia e de Medicina Veterinária, onde são prestados atendimentos em diversas áreas para o público, e os estudantes podem vivenciar a experiência do Sistema Único de Saúde (SUS), através da parceria com o Poder Público. 

O curso de Odontologia também conta com uma Clínica-Escola, onde são atendidos mais de três mil pacientes na graduação e cerca de mil na pós-graduação e mais de mil pacientes na Clínica Profissional.

Ciências e Tecnologia

Os alunos dos cursos do Centro de Ciências e Tecnologia do Unifeso estão ganhando um prédio novinho, no campus Quinta do Paraíso. E o que é melhor: os laboratórios das engenharias Civil e de Produção, do curso recém-inaugurado de Arquitetura e Urbanismo, e do curso de Ciência da Computação contam com laboratórios de ponta e equipamentos adquiridos recentemente.

No primeiro pavimento haverá, basicamente, os laboratórios da Engenharia Civil: mecânica dos solos; caracterização dos solos; geologia de engenharia; construção civil; estruturas; mecânica dos fluidos; física; instalações prediais (elétrica, hidráulica e incêndio); além de uma câmara úmida com um tanque para cura de corpo de prova por imersão. Os outros dois pavimentos contarão com salas de aula com estrutura inovadora, além de laboratório de prototipagem com impressora 3D; laboratórios de informática com computadores de última geração e um auditório moderno. O prédio também terá um makerspace, ou seja, um espaço de estímulo à criatividade, onde será possível construir e compartilhar colaborativamente a partir de projetos com apoio de recursos digitais.

O mercado da Ciência da Computação é, atualmente, um dos que mais demandam profissionais, no Brasil e no mundo. E o Unifeso forma estudantes adequados ao perfil que empresas parceiras da Instituição, como Amazon, Oracle e Alterdata, precisam. Um dos diferenciais da graduação do Unifeso é a integração da prática com os aspectos fundamentais da carreira de cientista da computação, que é o desenvolvimento de software. Um dos focos do curso está na robótica e no desenvolvimento de aplicativos, já que mais de 70% do mercado estão direcionados para os dispositivos móveis.

Ciências Humanas e Sociais

O Núcleo de Práticas Jurídicas, localizado no mesmo prédio do Centro Médico Unifeso, é um centro de profissionalização destinado à capacitação e ao treinamento dos estudantes de Direito com as estruturas física e pedagógica necessárias para que possam correlacionar a teoria e a prática através de atividades reais. Nas atividades de Visita Orientada, os estudantes realizam atendimentos de orientação jurídica à população, para informar acerca dos direitos previstos na Constituição Federal. A graduação do curso também oferece um espaço chamado Tribunal do Júri, onde acontecem audiências simuladas em um auditório para mais de 80 pessoas.

Já os estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis contam com o Espaço Compartilhado FESO/CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro). No local funciona o Laboratório de Gestão dos cursos e são desenvolvidas atividades de capacitação pelo CIEE-RJ. O espaço representa uma aproximação maior com o mercado, com a integração entre o saber acadêmico e a prática profissional cotidiana nas empresas.

Por Giovana Campos e Juliana Lila



Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.