XVIII Festival PoÊterÊ acontece neste sábado e terá transmissão ao vivo na internet

22-11-2018

Teresópolis recebe, neste sábado (24/11), mais uma edição do Festival PoÊterÊ, que levará ao Centro Cultural FESO Pro Arte 12 horas ininterruptas de arte, cultura e poesia. A maratona contemplará dois palcos, um concurso literário, espaço gastronômico e exposições e venda de livros e de artesanato. O evento, com entrada gratuita, acontecerá das 10h às 22h e, pela primeira vez, será transmitido ao vivo na página do Facebook do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

O PoÊterÊ vai reunir artistas locais e convidados de todo o país nas mais diversas formas de expressão. Além dos artistas, estudantes do UNIFESO e de escolas públicas municipais e estaduais são convidados a participar com apresentações diversas.  Além das apresentações nos dois palcos, o evento contará também com uma programação paralela, que contemplará Sala de Cinema Silvio Tendler, com exibição de curtas e longas-metragens; oficinas literárias, de gravura e de funk; exposição e lançamentos de livros.

A diretora geral do Festival, Michelle Bronstein, explica que, este ano, o tema do evento será “A Sátira e a Poesia”. Dentre os destaques da programação estão a apresentação "Harmonitango vira Harmonibrega", que terá a participação especial do comediante Marcelo Madureira, e o show da banda Big Time Orchestra. “O Centro Cultural FESO Pro Arte vai receber uma série de apresentações artísticas que vão articular os aspectos comuns entre diversas formas de expressão, relacionando a poética de cada gênero artístico com a sua dimensão afetiva fundamental”, diz Michelle.

Realizado tradicionalmente entre os meses de novembro e dezembro, o PoÊterÊ reúne as sete artes: música (a arte do som); dança/coreografia (a arte do movimento); pintura (a arte da cor); escultura (a arte do volume); teatro (a arte da representação); literatura (a arte da palavra) e cinema (integra elementos das artes anteriores). Anualmente, em cada edição do Festival, figuram ícones da literatura e poesia brasileira.

A programação completa do XVIII Festival PoÊterÊ está disponível no site: www.unifeso.edu.br/cultural/poetere.