Unifeso - 2ª edição do Rio Info Teresópolis foi três vezes maior

2ª edição do Rio Info Teresópolis foi três vezes maior

13-09-2018

Foram dois dias de evento que teve na programação a articulação de novos negócios e painéis que abordaram temas relacionados ao desenvolvimento tecnológico local  e lotaram os auditórios do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Esse foi o saldo da segunda edição do Rio Info Teresópolis, um encontro que impactou participantes e surpreendeu organizadores.

A abertura do evento foi uma mostra do que propõe o Rio Info em agregar os setores público, privado e a academia no objetivo de debater ações conjuntas e coordenadas que possam alavancar o desenvolvimento da região. Fizeram parte da mesa o pró-reitor acadêmico do UNIFESO, José Feres Abido Miranda; a analista de coordenação serrana do Sebrae, Maria Cristina Andriolo; o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis, Raimundo Lopes; o presidente e fundador da Alterdata e diretor do TI Rio, Ladmir Carvalho; e o vice-presidente do TI Rio e coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois.

Para quem participou da primeira edição se deparou este ano com um evento três vezes maior. Ao todo, foram 18 palestrantes divididos em três painéis que aconteceram simultaneamente. Todos com a presença de empreendedores, acadêmicos, representantes de entidades ligadas ao setor e muitos estudantes dos mais variados cursos. A estimativa é que circularam entre os auditórios aproximadamente 250 pessoas.

“Não é só a universidade que detém conhecimento” –  Essa é a avaliação do pró-reitor ao pontuar a importância da realização de eventos como o Rio Info dentro da instituição de ensino. “Durante muito tempo o conhecimento ficou encastelado dentro das universidades sem dialogar com a sociedade e com as empresas, O Rio Info acontecendo aqui é mais um passo no sentido dessa transformação de não só produzir, mas de se apropriar de novos conhecimentos”.

E a convicção de José Feres ganhou forma através da participação ativa dos presentes, como afirma o coordenador da Rede de Ciência de Dados e Inteligência Artificial do Rio de Janeiro, John Forman, que foi moderador do painel Cidades Inteligentes.  “Durante as palestras representantes da prefeitura se mostraram interessados em muitas iniciativas apresentadas e alunos da própria universidade afirmaram que o painel ajudou a formar novas ideias. Todos interessados em tornar Teresópolis em uma cidade inteligente”.

Pavimentando o caminho para o futuro - Não há como falar em desenvolvimento tecnológico e econômico sem formar bons profissionais, e nesse quesito Teresópolis não fica para trás, no entanto, estabelecer esse bom profissional na cidade é o que se mostra desafiador. Na contramão do movimento do interior para a capital está a Alterdata Software. Com a matriz no próprio município, é a quinta maior empresa de tecnologia do Brasil e primeira do Estado do Rio de Janeiro. “Nós sabemos fazer uma coisa que interessa a muitos do setor da tecnologia: Transformar bits e bytes em dinheiro, e podemos ensinar isso. Teresópolis pode se tornar um berço de empresas inovadoras sem o ‘ranço’ de acharmos que somos do interior”, enfatizou Ladmir Carvalho, fundador da empresa, ao falar sobre a necessidade de cada vez mais os diferentes atores da sociedade se aproximarem para discutir o futuro e de como o Rio Info é um ambiente propício para que essa sinergia aconteça.

Nesse sentido, o coordenador Geral do Rio Info, Alberto Blois, destacou que o Rio Info não tem o objetivo de levar conhecimento da capital para o interior, mas, conectar os produtores de conhecimento e empreendedores de Teresópolis com a população local. No entanto, ele enfatizou também que a vontade de realização é o mais importante no processo de transformação. “Estamos discutindo como a tecnologia impacta a vida das pessoas. Não existem formatos definidos e gabaritos a serem seguidos, o que há são projetos a serem desenvolvidos por pessoas com vontade de transformar. Está na hora de mudar a história do nosso Estado e isso depende de nós”.

Articulação de Negócios – Além de um dia dedicado aos três painéis simultâneos, a edição deste ano também promoveu uma Sessão de Negócios com empresários da região e de outras cidades. Ao todo, em torno de 40 empreendedores se inscreveram na Sessão e tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços, ampliar a malha de contatos e estabelecer possíveis parcerias.

Rio Info 2018 – A décima sexta edição do mais completo evento de TI e Negócios do Brasil, vai acontecer nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, Centro do Rio. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site http://rioinfo.com.br .

Texto: Bruno Nasser - Rio Info