Unifeso - Ação de Saúde e Cidadania do UNIFESO celebra contrato que integra ensino e serviço em Nova Friburgo

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Ação de Saúde e Cidadania do UNIFESO celebra contrato que integra ensino e serviço em Nova Friburgo

07-03-2018

No dia 7 de março, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou a Ação Social de Saúde e Cidadania na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Nova Friburgo. A iniciativa foi em comemoração ao início de uma parceria entre o UNIFESO e o município, que visa fortalecer a integração das ações de saúde em conjunto com as atividades educacionais de Integração, Ensino, Trabalho e Cidadania (IETC). Cerca de 70 estudantes, acompanhados de professores das áreas de Saúde, Tecnologia e Humanas e Sociais, participaram deste marco histórico para a região, interagindo com as pessoas e mostrando conhecimento e prática na área em que atuam.

Fortalecendo a rede SUS na Região Serrana

A parceria firmada entre o UNIFESO e a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo foi formalizada através do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino – Saúde (COAPES), assinado também no dia 7, no gabinete do prefeito Renato Bravo, que se mostrou muito animado e com boas expectativas. “É motivo de muito orgulho assinar este acordo, e mais ainda, estar trabalhando e contribuindo para que isso aconteça”, declarou o Prefeito.

Na reunião para a assinatura do Contrato Organizativo, representaram o UNIFESO os professores Luis Eduardo Possidente Tostes, Diretor Geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO); José Feres Abido de Miranda, Pró-Reitor Acadêmico; e Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina; acompanhados das professoras e Diretoras Ana Maria Gomes de Almeida, do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS); Mariana Beatriz Arcuri, do Centro de Ciências da Sáude (CCS); e Vivian Telles Paim, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). Eles foram rebidos pelo Prefeito Renato Bravo, pelo Secretário de Saúde Christiano Huguenin, entre outros representantes do Governo Municipal de Nova Friburgo, aproveitando a oportunidade para levantar possibilidades de parceria em diversas outras áreas.

“A iniciativa desse convênio com o UNIFESO é um sonho antigo da administração pública da cidade, haja vista nossa carência de profissionais. Isso é um ganho muito bom para a população no que diz respeito ao atendimento médico, tanto no hospital e na maternidade, quanto no avanço na atenção básica. Para o UNIFESO, será mais um campo para levar os acadêmicos a uma formação plena”, declarou Christiano Huguenin, Secretário de Saúde de Nova Friburgo.

Na reunião, o professor Luis Eduardo Tostes confirmou que o foco do convênio é contribuir para a definição de uma melhor organização do Sistema Único de Saúde (SUS). “Trazer o nosso curso de Medicina para Nova Friburgo é uma oportunidade de se discutir organização ensino-serviço e contribuir para definição de ações de saúde para o município e região. É uma situação em que todos ganham, sobretudo a sociedade”, avaliou o Diretor Geral da FESO.

Qualificando e ampliando o atendimento

O acordo visa integrar o ensino com os serviços prestados na área da saúde pública, impactando positivamente na qualidade da formação dos profissionais desta área e em ações decorrentes. Trata-se da ampliação dos cenários de prática do curso de Medicina no município, o que vai refletir na qualidade e na quantidade de atendimentos prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, alavancando os indicadores de saúde da população. “Por evidências de uma pesquisa que fiz, posso afirmar que, ao comparar municípios de portes semelhantes no Estado do Rio de Janeiro, os que dispunham de escolas médicas inseridas no SUS tinham indicadores de saúde melhores do que aqueles que não as tinham. O estudo demonstra ainda que, mesmo os municípios que tenham um gasto per capita maior com saúde, não necessariamente apresentam os melhores indicadores nesta área”, apontou o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico do UNIFESO.

Ele explica que a presença de estudantes e docentes na rede SUS qualifica e amplia as possibilidades de atendimento, aumentando os recursos humanos em diferentes níveis de atenção à saúde, além de capacitar os profissionais já inseridos na rede abrindo a possibilidade de pós-graduação e residência médica. Uma oportunidade que vai ao encontro da missão do UNIFESO em ampliar a sua inserção regional, feita de acordo com as necessidades e as demandas dos municípios parceiros que venham a integrar este processo. “Percebi em Nova Friburgo a vontade política e o empenho em melhorar as condições de saúde da população. Os gestores deste município percebem que a parceria com o Centro Universitário é um dos caminhos que vai trazer benefícios para a população”, elogiou o professor José Feres.

Ação de Saúde e Cidadania

A dona de casa Edileuza Souza aproveitou a oportunidade para aferir a pressão e tirar dúvidas sobre hipertensão, e observou que “tudo o que vem trazer melhorias para a população é muito bem-vindo. Gostaria que tivessem ações assim todos os dias”.

Para a estudante Alexandra Tiburcio, do terceiro período de Medicina, “No UNIFESO vamos muito mais além dos livros porque aprendemos na prática, inseridos em diversos cenários desde o primeiro período. Esta experiência nos torma mais humanitários, aprendendo a lidar com situações e pacientes, tendo ao final do curso a melhor capacitação para atuarmos como médicos”.

Entre os professores presentes na Ação de Saúde e Cidadania, o professor Jucimar André Secchin, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, garantiu que “todos viemos muito motivados, pois entendemos que é uma nova realidade e um público diferente”.

A inserção da tecnologia nos cursos de graduação também chamou a atenção do público, “O mundo todo vem caminhando para uma inserção mais rápida nas áreas de Tecnologia, só que hoje isso acontece de uma forma mais atraente”, apontou o professor Laion Luiz Fachini Manfroi, coordenador do curso de Ciência da Computação.

Unindo forças no bicentenário de Nova Friburgo

O UNIFESO vem atuando para o desenvolvimento de seus profissionais e estudantes, promovendo a articulação e integração entre ensino, serviço e comunidade. Em consonância com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, coloca-se à disposição para desenvolver esta competência, com a experiência de mais de 10 anos.

O curso de Medicina do UNIFESO em seus 50 anos de existência já formou mais de 6 mil médicos, sendo a principal instituição responsável pela ampla formação de profissionais de saúde na região. Em alguns municípios da região, já ocorrem inserções de docentes, preceptores e estudantes, como, por exemplo: Teresópolis, Guapimirim, Carmo, Rio de Janeiro e, agora, Nova Friburgo.

Em maio, Nova Friburgo completa o seu bicentenário. Mais do que celebrar seus 200 anos de história, a cidade está buscando construir ações que vão contribuir para o desenvolvimento do município. Para o professor Feres, “este é um momento oportuno para aproximar lideranças de municípios da região como Teresópolis, que revelam formação histórica, geográfica e demográfica parecidas, unindo forças para superar desafios em comum. É a construção do conhecimento e sua aplicação pelas atividades de extensão na prática com as demandas loco regionais – o segredo do sucesso”.

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.