Unifeso - Ação do Outubro Rosa, promovida pelo Unifeso, realiza mais de cinquenta cortes gratuitos

29-10-2019

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em parceria com os salões Espaço Qualivita e Gloss, ofereceu cortes de cabelo gratuitos para estudantes, egressos e funcionários que quiseram doar os fios para a confecção de perucas para mulheres em tratamento do câncer. Mais de 50 voluntárias cortaram as madeixas pela boa causa. A ação aconteceu nos campi Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto, e Quinta do Paraíso, na Prata, nos dias 22 e 28 de outubro, respectivamente.

O Outubro Rosa é uma das campanhas de saúde mais importantes do Brasil e reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Na ação realizada no ano passado, cerca de 35 estudantes e funcionárias realizaram cortes de cabelo. O Unifeso encaminhou os fios doados para um hospital que faz a coleta deste material. É importante que o cabelo doado tenha, no mínimo, 15 centímetros. Os fios podem ter química ou serem tingidos.

Marina Lopes Duarte, egressa do curso de Ciências Biológicas, ficou sabendo da ação e foi até o campus Quinta do Paraíso doar o cabelo. “Minha tia teve câncer de mama, fez a cirurgia e passou pela quimioterapia. Meu cabelo está enorme e resolvi doar, afinal, é muito tranquilo fazer esta boa ação. Há tempos tento doar o cabelo, mas nunca soube de um local que fizesse a coleta dos fios”, disse.

Outra doadora foi Rebecca Alves Muniz, jovem aprendiz da Clínica-Escola de Medicina Veterinária do Unifeso, que cortou mais de 30 centímetros do comprimento de seus fios. Ela conta que a sogra teve câncer, mas está curada, e foi a terceira vez que ela fez a boa ação. “Na primeira, doei o cabelo para o Hospital de Barretos, de São Paulo, e, na segunda, fiz a doação para uma amiga. Deixo sempre o cabelo crescer bastante para poder doar”, contou.

Larissa Salomão Nicodemus, estudante do curso de Farmácia, achou a ação muito importante. “As campanhas que o Unifeso promove são sempre muito legais. Já estava querendo cortar o cabelo e aproveitei a oportunidade para fazer uma boa ação. Adorei o resultado”, comemorou.