Unifeso - Artigo de egresso do Unifeso está entre os mais baixados da Ecological Entomology 

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Artigo de egresso do Unifeso está entre os mais baixados da Ecological Entomology 

22-05-2020

O biólogo e pesquisador Raul Marques Pisno, graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e doutorando em Entomologia na Universidade Federal de Viçosa (UFV), conquistou um grande feito: teve seu artigo entre os mais baixados na revista Ecological Entomology, em 2019. “Eu me formei em Ciências Biológicas em 2013. Sem o incentivo dos professores do curso e do coordenador Carlos Alfredo Cardoso, não estaria onde estou hoje”, nota Raul. 

Intitulado “Termitariophily: expanding the concept of termitophily in a physogastric rove beetle (Coleoptera: Staphylinidae)”, o artigo está entre os mais baixados no ano de 2019, na revista que reúne pesquisas originais de alta qualidade sobre a ecologia de insetos e taxa de invertebrados relacionados, que sejam de considerável interesse para a ampla comunidade de ecologistas motivados pela teoria ecológica ou evolutiva (confira aqui).

O trabalho é fruto da dissertação de mestrado em Entomologia de Raul, sob a orientação do professor Og DeSouza, em colaboração com os pesquisadores José Eduardo Serrão, José Lino Neto e Karen Andrea Salazar Niño. Ele foca em um besouro da família Staphylinidae, que habita cupinzeiros arbóreos de Constrictotermes cyphergaster, típicos da região do Cerrado. Esse besouro é facilmente confundido com os cupins-hospedeiros graças ao mimetismo alcançado por uma hipertrofia do seu abdômen. “Basicamente o objetivo da minha pesquisa de mestrado foi mostrar que fatores abióticos influenciaram a evolução de relações interespecíficas em cupinzeiros”, conta Raul. Atualmente, o egresso do Unifeso leciona as disciplinas Entomologia Básica na UFV para os cursos de Agronomia, Biologia e Engenharia Florestal.



Saiba mais: Biólogo, formado em 2013 pelo Unifeso, ingressa em doutorado





Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.