Unifeso - Astronomia como ferramenta de ensino é tema de palestra

Astronomia como ferramenta de ensino é tema de palestra

23-08-2018

O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou, no dia 9 de agosto, no Campus Quinta do Paraíso, uma palestra sobre “Astronomia como ferramenta de ensino”, ministrada pelo professor Pedro Cordoeira. Ele apresentou tópicos relacionandos à astronomia com as demais ciências, expondo ainda como podemos usá-la no ensino multidisciplinar.

O palestrante relatou que a “astronomia é a ciência mais antiga e mais abrangente que existe. Porém, o campo é minimamente explorado para o ensino. Difundir a astronomia e toda a sua versatilidade é uma maneira de trazer para os estudantes o fascínio em aprender e mostrar como estamos ligados ao universo”.

A oportunidade de visitar o UNIFESO, pela primeira vez, surgiu com o convite do professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso de Ciências Biológicas do UNIFESO. “Foi muito gratificante realizar esta palestra, mostrando o meu trabalho numa instituição de ensino superior”, notou Pedro Cordoeira, que trabalha em uma escola particular de Nova Friburgo e também no Planetário e no Clube de Astronomia do município, além do Clube de Astronomia da Casa da Descoberta, de Niterói. O palestrante também cursa o sexto período de Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

O professor Carlos Alfredo Cardoso mencionou que “os estudantes ficaram encantados com a palestra de alto nível, que ampliou a compreensão do universo”.

Segundo o estudante Matheus da Motta Braga, a metodologia utilizada foi muito interessante, pois contou com imagens que ilustraram a fala do palestrante e proporcionaram um melhor entendimento. “Pude assimilar muito bem as informações”, elogiou Matheus, graduando do curso de Ciências Biológicas.