Unifeso - Carmo recebe o II Seminário de Desenvolvimento Regional

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Carmo recebe o II Seminário de Desenvolvimento Regional

25-10-2019

O município de Carmo (RJ) sediou, neste dia 23 de outubro, o II Seminário de Desenvolvimento Regional, evento promovido pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) em parceria com a Prefeitura Municipal. 

O encontro aconteceu no Centro Cultural Prof. Jair Nunes Macuco, no centro da cidade, e deu continuidade aos desdobramentos da primeira edição na cidade de Nova Friburgo, em 2018 (veja aqui). 

O evento teve uma rica programação pensada com o objetivo de discutir o papel da universidade como articuladora do desenvolvimento regional junto com o poder público e segmentos da sociedade, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A programação começou com as falas do prefeito Cesar Ladeira e do professor José Feres Abido Miranda, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Unifeso. O prefeito reconheceu e apoiou “os esforços do pró-reitor em sair da zona de conforto de Teresópolis para vislumbrar as possibilidades de se fazer a diferença pelos municípios arredores. Temos que sonhar e não ficar no comodismo. Sermos propagadores de ideias. Precisamos de mudanças e espero que, daqui do Carmo, saiam grandes ideias”. 

Em seu discurso, o professor José Feres apostou na construção de um processo de integração da instituição de ensino, do poder público e das empresas, “para conseguirmos alavancar o desenvolvimento. Cada um no seu papel, cada um compromissado”. 

Participaram do Seminário o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Tiago Santana, entre autoridades como vice-prefeitos, vereadores, secretários e representantes municipais de diversas cidades da Região Serrana, além de diretoras, coordenadores de curso e professores do Unifeso. 

Abrindo a programação pela manhã, aconteceu a palestra que teve como objetivo promover o nivelamento de conceitos e informações correlacionados ao tema “Arranjo Produtivo Local", ministrada por Alberto Bruno Filho, do SEBRAE. “Ele deu uma visão muito ampla, panorâmica e motivadora da nossa atualidade, e deixou a mensagem de se colocar o processo de cooperação entre o poder público, sociedade e empresas em favor do desenvolvimento regional. Isso vem muito ao encontro do que temos desenvolvido na Instituição”, frisou o professor Feres. 

Temos feito um esforço na medida em que o Centro Universitário pode estar se deslocando do município e pode ter sua ação em todo estado para atender mais as necessidades específicas da região e dos municípios, não perdendo a visão da integralidade. 

Em seguida, os presentes acompanharam o relato da experiência da empresa Sumicity, sediada no município do Carmo, explanado pelo seu CEO, Fábio Abreu Carvalho. “É uma empresa de impacto na região, de crescimento exponencial e com uma visão de forte compromisso com o desenvolvimento da cidade e região”, notou o pró-reitor do Unifeso. 

A programação da tarde foi com a formação de grupos de trabalho, que discutiram e buscaram ideias e soluções acerca das temáticas: "Construindo identidade cultural da Região Serrana"; “Instituição de Ensino Superior e as demandas para a formação profissional na região" e "Interação Ensino/Trabalho/Cidadania". Ao final, todos participantes de reuniram para uma plenária. 

O vereador de Carmo, Naziano Carvalho de Azevedo, participou das discussões. “Essa parceria com o Unifeso é muito valiosa para o município de Carmo. Hoje nossos estudantes, quando saem do Ensino Médio, não têm no município nenhuma oferta de ensino técnico para dar continuidade aos estudos e profissionalizar-se. O meu receio é que, quando esse jovem não recebe oportunidades do poder público, pode vir a tomar caminhos que não são tão bons. Espero que essas ideias saiam do papel e tragam algo de concreto para nossa população”, disse o representante do legislativo. 

Para Sarah Reis, estudante do nono período do curso de Medicina, o encontro foi muito importante para entender melhor a relação da instituição de ensino onde estuda com a cidade do Carmo, onde os estudantes do internato são inseridos para vivenciar a prática da Saúde Mental, assim como para conhecer as diretrizes da instituição com vistas a proporcionar melhorias para os cursos. “Conhecemos um pouco das outras áreas, pessoas importantes da cidade e tivemos a oportunidade de mostrar que estamos aqui para fazer o nosso melhor pelo Unifeso e para ajudar a comunidade”, afirmou a estudante. 



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.