Unifeso - Centro de Ciências e Tecnologia do Unifeso investe em novos equipamentos para laboratórios

30-01-2019

Os alunos dos cursos do Centro de Ciências e Tecnologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) serão contemplados com um prédio novinho, no campus Quinta do Paraíso, na Prata, na volta às aulas. E o que é melhor: os laboratórios das engenharias Civil e de Produção e do curso recém-inaugurado de Arquitetura e Urbanismo contarão com laboratórios de ponta e equipamentos adquiridos recentemente.

“O Unifeso fez um investimento importante, que o coloca em outro patamar em termos de possibilidades. Alunos e professores do CCT terão um ganho imensurável em acesso a equipamentos e na possibilidade de fazer a orientação de trabalhos práticos de conclusão de curso”, explica Vivian Paim, diretora do Centro de Ciências e Tecnologia. Vivian conta que o prédio também terá um makerspace, ou seja, um espaço de estímulo à criatividade, onde será possível construir e compartilhar colaborativamente a partir de projetos com apoio de recursos digitais.

No Laboratório de Materiais, destacam-se equipamentos como a Prensa de Ensaio de Compressão. A máquina leva à ruptura blocos de concreto e cerâmicos e capta os parâmetros de resistência de cada objeto. “Os blocos são submetidos a uma pressão e, no momento da ruptura, conseguimos analisar as deformações e as cargas de ruptura. O equipamento serve para garantir determinadas resistências dos materiais que estão sendo aplicados na construção”, explica o professor Heleno da Costa Miranda, coordenador do curso de Engenharia Civil.

O Ensaio de Vicat, outro equipamento, determina o início e o fim da pega do cimento, ou seja, informa quando o cimento começa e termina de endurecer. Com isso, é possível verificar a qualidade e o parâmetro do material e se ele serve para uma aplicação específica. Já a Politriz planifica o chamado “corpo de prova”, ou seja, o bloco de concreto. “Para o ensaio de compressão funcionar com qualidade, a face do corpo de prova tem que estar perfeitamente plana. A Politriz tem um disco abrasivo que é passado pelo corpo de prova e ele fica perfeitamente perpendicular”, explica Heleno.

No Laboratório de Instalações Elétricas os estudantes poderão testar o funcionamento dos diversos equipamentos elétricos encontrados em construções e indústrias. Será possível testar sensores de presença, de claridade, de nível (usado em caixas d’água para que as bombas liguem automaticamente), além de central de alarme e interfone. No espaço, há uma bancada didática em que é possível fazer ligações elétricas de verdade e testar o entendimento da disciplina. “Se o aluno fizer uma ligação errada, o sistema acusa, e ele terá de identificar o problema”, conta o professor.

Heleno também diz que o Laboratório de Instalações Hidráulicas e Sanitárias contemplará painéis demonstrativos de conexões, em parceria com a empresa Amanco. O laboratório terá uma bancada onde as louças sanitárias estarão instaladas, e o estudante poderá visualizar como a instalação é feita, já que as saídas estarão aparentes.

Vestibular com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de vestibular para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo do Unifeso, nas modalidades Agendamento e ENEM. O candidato deve se inscrever gratuitamente no processo seletivo pelo site www.unifeso.edu.br ou diretamente na Central de Matrícula e Relacionamento, localizada no campus Antônio Paulo Capanema de Souza, no bairro do Alto, até 6 de fevereiro de 2019.