Unifeso - CEP-Unifeso participa de Treinamento para o Sistema CEP/CONEP

CEP-Unifeso participa de Treinamento para o Sistema CEP/CONEP

23-12-2019

Os professores e membros do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Unifeso, Joelma Fernandes, Lisa Oliveira, Luis Claudio Motta e Mauro Geller, estiveram no Treinamento da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), realizado nos dias 11 e 12 de novembro de 2019, no Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro.

O evento, que contou com participação de diversas instituições universitárias e de pesquisa federais, estaduais e privadas, abordou temas através de palestras e de discussões. Um deles foi a Resolução 506, que trata do estabelecimento de acreditação de CEP e do sistema CEP/CONEP em instituições públicas e privadas. Este tema permitirá que o CEP acreditado, além das tarefas que já são atávicas às ações do CEP, comporte a análise de protocolos de risco elevado, atuando, assim, como coparticipante do CONEP para a descentralização de atividades que exigem experiência e volume de análise de projetos. Baseado nos destaques da CONEP, o CEP-Unifeso atenderia às diretrizes propostas para o credenciamento.

Aspectos de privacidade do participante e de confidencialidade de dados e a manutenção da dignidade humana também foram discutidos. Outros aspectos abordados foram: redução de riscos, uso de imagens, motivação e submissão da Plataforma Brasil.