Unifeso - Cidade “Capital Nacional do Lúpulo” vai sediar o primeiro curso de graduação presencial em Cervejaria da região, oferecido pelo Unifeso

02-12-2019

Quais são as técnicas de produção de cerveja? Eu posso fazer a minha cerveja? O que são estilos de cerveja? O que combina com cerveja? Como a matéria-prima é cultivada? Como projetar e gerir uma cervejaria?

Se algumas dessas perguntas já passaram pela sua cabeça e despertam seu interesse, você pode ser um candidato a se graduar em Cervejaria. Imagine fazer a sua própria cerveja e ainda obter uma graduação, que vai abrir um leque de conhecimentos e experiências na área, para uma ampla atuação em um promissor mercado de trabalho, considerando que hoje o Brasil é o terceiro maior fabricante de cerveja em esfera mundial.

Um brinde, porque isso agora é possível com o novo curso do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), o único da região de graduação presencial em Cervejaria. As inscrições do Vestibular estão abertas para iniciar no primeiro semestre de 2020. Para se inscrever e conferir o edital, basta clicar aqui. Com duração de dois anos, o curso acontecerá, em horário integral, nas sextas e nos sábados: uma oportunidade que chega ‘redonda’ para quem mora fora ou não dispõe de muito tempo durante a semana.

Teresópolis é a capital nacional do lúpulo

Contando com toda a infraestrutura de laboratórios do Unifeso, os alunos estarão na cidade que é Capital Nacional do Lúpulo e ainda faz parte da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro, créditos que têm fomentado a produção local e a expansão de negócios que atendem, cada vez mais, a demanda da indústria cervejeira.

Os alunos terão ainda diversos cenários de prática onde aprenderão a realizar as análises físico-químicas e microbiológicas dos insumos e do produto final, além de aprender a desenvolver receitas, técnicas de produção, cultivo de lúpulo, passando por todos os processos, desde a malteação até o envase. Entre os cenários de prática, estão laboratórios de microbiologia e bioquímica; laboratório de produção e em parceiros externos.  “Dentro das disciplinas, temos uma parte forte sobre equipamentos cervejeiros, então, junto com a parte de projetos, pode-se ter um profissional que venha a desenvolver novos produtos para o mercado cervejeiro”, ressalta o professor Rafael Murta, coordenador do curso.

Outro grande diferencial são as disciplinas que embasarão o profissional para os detalhes do projeto de cervejarias, podendo vir a trabalhar em diversas áreas da indústria cervejeira, desde a área técnica de produção até a alta gestão, ou mesmo estar munido de todas as ferramentas para abrir seu próprio negócio e administrá-lo com eficiência. “Hoje entendemos que o mercado precisa de pessoas qualificadas e muitas vezes, por falta gestão e conhecimento do negócio, empresas acabam fechando em poucos anos. Por isso, reforçamos essas disciplinas específicas, para quem quer ser empreendedor”, disse Rafael.

Vestibular com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de vestibular para o curso de Cervejaria do Unifeso, nas modalidades Agendamento e ENEM. O Processo Seletivo Agendado é realizado no campus Antônio Paulo Capanema de Souza (Av. Alberto Torres nº 111, Alto). Consiste em análise de Conclusão do Ensino Médio e na realização de prova de Redação, que versa sobre temas atuais. O candidato pode inscrever-se gratuitamente pelo do site, ou diretamente na Central de Matrícula e Relacionamento, no período de 29 de novembro de 2019 a 14 de fevereiro de 2020.

Já o candidato aprovado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em um dos exercícios de 2016, 2017, 2018 ou 2019 com, no mínimo, 450 pontos na redação, tem este exame aproveitado para o Processo Seletivo de Ingresso nos cursos de graduação. O candidato deverá comparecer à Central de Matrícula e Relacionamento do Unifeso para efetuar a inscrição, sem ônus, preencher a ficha de inscrição com dados pessoais fidedignos, ou ainda, inscrever-se pela internet.