Unifeso - Ciências Biológicas do UNIFESO entre os melhores cursos do país na avaliação do Enade

08-11-2018

O curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) recebeu nota 4 (em uma escala que vai até 5) na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizada em 2017. O exame faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério de Educação (Sinaes/MEC), junto à Avaliação Institucional e Avaliação dos Cursos de Graduação. Os resultados desses instrumentos avaliativos, reunidos, atestam o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e das Instituições de Educação Superior de todo o Brasil perante os instrumentos governamentais.

O professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso, atribui a boa nota a uma soma de fatores, que envolvem desde a dedicação dos estudantes e a qualificação do corpo docente, com a excelente infraestrutura que a Instituição oferece. O professor também aponta a grande contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais e, dessa forma, “viabilizou a atuação dos nossos estudantes, desde o primeiro ano, em escolas públicas, desenvolvendo e praticando atividades inerentes às funções que vão exercer na profissão”, aponta o professor Carlos Alfredo.

O exame é uma forma de avaliar o curso e a instituição por meio de uma prova feita pelos alunos para verificar o desenvolvimento de competências específicas e o nível de atualização dos estudantes em relação às realidades brasileira e mundial. O coordenador se mostrou orgulhoso e confiante nos profissionais que estão se formando pelo UNIFESO. “O grupo que conquistou este conceito 4 no ENADE é formado por estudantes maduros, que desde o início tiveram um empenho diferenciado e sabem que o diploma é valorizado no mercado de trabalho quando o profissional se mostra determinado”, observou Alfredo, lembrando que o exame é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e seu registo é indispensável para a emissão do histórico escolar.