Unifeso - Congresso do Unifeso coloca em pauta os desafios para os jovens arquitetos

Congresso do Unifeso coloca em pauta os desafios para os jovens arquitetos

05-09-2019

Um dos destaques do IV Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (IV Confeso), o professor Nélio Paes de Barros, arquiteto e urbanista, alto executivo aposentado da Petrobrás, representante do Brasil no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e membro do conselho do Centro Cultural Feso Pro Arte, compartilhou um pouco da sua experiência com aqueles que estão ingressando na profissão, em uma palestra pra lá de descontraída e interativa.

Ele começou sua exposição fazendo um passeio pela história da Arquitetura até os dias de hoje, jogando algumas tendências para o futuro, chamando a atenção para aqueles que serão o arquiteto do futuro. “Esse profissional tem que ter uma cultura muito boa, se adaptar a diversas funções e dominar idiomas”, destacou.

Ele defendeu ainda o desenvolvimento sustentável e o progresso e a inclusão das pessoas em diversas áreas, tudo através de um caminho, que é o da educação. Segundo ele, “vivemos um sistema que dá muita liberdade para as pessoas e, ao mesmo tempo, provoca uma grande concentração de renda. Quando isso acontece, tem uma parte da sociedade que fica fora de processos, e nós como seres humanos temos que ficar atentos a algumas medidas para que isso não aconteça. E eu acredito que a educação é o caminho que eleva as pessoas para o mesmo nível e provoca o desenvolvimento, e este deve ser sustentável. Dessa forma, devemos fazer nosso trabalho hoje de forma que não cause problemas para as futuras gerações”, alertou o professor.