Unifeso - Cristina Braga Trio encerra a programação de 2018 do Concertos de Gala, no Centro Cultural FESO Pro Arte

30-10-2018

Três amigos de longa data subiram ao palco do Centro Cultural FESO Pro Arte, no último dia 27 de outubro, e presentearam a plateia com um concerto sensível e emocionante. Composições de Heitor Villa-Lobos e de Astor Piazolla ganharam releituras na harpa de Cristina Braga, na gaita de José Staneck e no contrabaixo de Ricardo Medeiros, em uma fusão da música popular com a erudita. A apresentação foi a última do ano da série Concertos de Gala, que voltará à programação da casa em março de 2019.

Os músicos já fizeram apresentações independentes em Teresópolis, mas esta foi a primeira vez que tocaram juntos na cidade. “Nos sentimos muito à vontade quando estamos juntos, o que nos permite vários improvisos durante as apresentações, mas sempre com muito respeito à partitura. Fazemos com que a música fale mais forte em nossos concertos”, diz José Staneck.

Durante o concerto, Cristina lembrou que, em novembro, completa 40 anos de harpa. Ela aproveitou para explicar algumas peculiaridades do instrumento, que tem 47 cordas e 7 pedais. “O Staneck e eu somos a amizade mais antiga do meio musical brasileiro. Nos conhecemos aos 5 anos de idade na iniciação musical da Escola de Música. E, há mais ou menos uns 40 anos, eu tenho que conviver com o fato de que o Zé tem o instrumento mais prático do mundo para tocar e carregar”, brincou.

O espetáculo, com entrada gratuita, homenageou os 60 anos de falecimento do compositor Heitor Villa-Lobos, e trouxe no repertório obras como Aria da Bachiana No 5; O canto do cisne negro; Miudinho da Bachiana No 4; Ô mana deixa eu ir; Melodia Sentimental; entre outras. A apresentação foi uma oportunidade de o público conhecer os instrumentos sob uma nova ótica.

Exposição “Circuito dos Delírios” até 16 de novembro

A temporada do Concertos de Gala acabou, mas as exposições continuam no centro cultural. A mostra “Circuito dos Delírios” foi postergada até dia 16 de novembro. O público poderá conferir a coletiva do atelier de gravura do Centro Cultural FESO Pro Arte, de segunda a sexta, das 9h às 19h, na R. Gonçalo de Castro, 85 – Alto. Entrada franca.

Foto: Jeferson Hermida