Unifeso - Curso de Medicina Veterinária investe em tecnologia de vídeo para transmissão de cirurgias ao vivo

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Curso de Medicina Veterinária investe em tecnologia de vídeo para transmissão de cirurgias ao vivo

02-07-2019

São mais de cem estudantes nas turmas de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Imagine só se todos tivessem que entrar no centro cirúrgico para assistir a uma aula. Para que as turmas possam acompanhar detalhadamente as cirurgias da clínica-escola, o curso de Medicina Veterinária investiu em um equipamento que transmite o procedimento, em tempo real, para uma TV que fica dentro do centro-cirúrgico e também para o telão do auditório.

O professor conduz a cirurgia com um microfone acoplado e explica passo a passo o procedimento. Já as imagens do campo cirúrgico são capturadas por uma GoPro. Trata-se de mais uma metodologia ativa de ensino, complementando a ação prática. 

“A gravação e o áudio para transmissão em tempo real do evento cirúrgico não são uma tecnologia nova, mas são bastante atuais e modernos e conseguem agregar um grande número de estudantes que não estão participando diretamente do evento com a equipe de cirurgia. Sendo assim, alguns estudantes paramentados podem acompanhar o procedimento pelo televisor que temos dentro do centro cirúrgico e os outros conseguem ver e ouvir tudo pelo telão do auditório”, explica o professor André Viana, coordenador do curso de Medicina Veterinária. 

Ele diz que a tecnologia trouxe mais conforto, tanto para o grupo de estudantes que opera o evento cirúrgico, quanto para os que não estão com a mão na massa. “O estudante que está realizando a cirurgia fica mais tranquilo e pode executar o procedimento com menos pressão, já que não há muitos colegas em volta”, pontua o professor. 

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.