Unifeso - Curso de Psicologia no Unifeso: primeira turma começa em agosto

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Curso de Psicologia no Unifeso: primeira turma começa em agosto

31-05-2019

A graduação em Psicologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) foi autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) e abrirá, no dia 3 de junho, as inscrições do processo seletivo para a primeira turma. Serão disponibilizadas 160 vagas, e o início das aulas está previsto para agosto. O curso será noturno e acontecerá no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto. Mais informações através do edital



Curso é pioneiro na cidade

Teresópolis ainda não tem curso de graduação em Psicologia, e este já era um desejo antigo do Unifeso, por conta de uma demanda muito grande de potenciais estudantes e também por bons profissionais atuando na região. A professora Mariana de Castro Moreira, coordenadora da graduação em Psicologia, explica que, hoje, um grande campo de atuação do psicólogo são as políticas públicas. 

“A saúde mental, a assistência social e a educação são campos que estão muito fragilizados no município e que precisam de psicólogos bem qualificados. Isso vem ao encontro da própria missão institucional, que é o compromisso com o desenvolvimento regional”, enfatiza.



Inscrições

O Processo Seletivo de Vestibular para o ingresso no segundo semestre de 2019 poderá ser feito nas modalidades de Agendamento e ENEM. O candidato deve inscrever-se, sem ônus, de 3 de junho a 2 de agosto, através do site ou diretamente na Central de Matrícula e Relacionamento, localizada no campus Antônio Paulo Capanema de Souza (Av. Alberto Torres nº 111, Alto), no horário das 9h às 20h. Para o Processo Seletivo Agendado, o candidato irá selecionar data e hora para realização da prova de redação, podendo, também, agendar pelo telefone (21) 2641-7057. 

Já o candidato aprovado pelo exame do ENEM em um dos exercícios de 2016, 2017 ou 2018 com, no mínimo, 450 pontos na redação, tem este exame aproveitado para o Processo Seletivo de Ingresso no curso de Psicologia. Após a inscrição, deverá comparecer na Central de Matrícula e Relacionamento para efetuar sua matrícula, munido do resultado da prova de redação do ENEM. Mais informações pelo telefone (21) 2641-7057.



Cenários de prática desde o primeiro período

O Unifeso tem um histórico de excelência na interface entre saúde e educação. Por isso, a Psicologia vai somar e aprender muito com os outros cursos já consolidados na área da Saúde. O curso terá uma ênfase muito forte na articulação entre teoria e prática. Os estágios começarão desde o primeiro período, através de visitas domiciliares, oficinas de cidadania, entre outros. Além disso, a graduação demanda um Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), ou seja, uma clínica-escola onde os alunos farão os atendimentos sob supervisão dos professores. 

“A graduação em psicologia tem um caráter generalista. Apresentaremos ao estudante um leque amplo de campos de prática e de referenciais teórico-metodológicos, para que ele conheça as diferentes atuações na profissão”, explica Mariana. Porém, ainda assim, o curso abrirá duas ênfases, que foram estabelecidas a partir da análise de cenário do município e do Unifeso: Saúde e Processos Clínicos, para estudantes que escolherem atuar na área clínica, indo para além do consultório individual privado, como clínicas no Sistema Único de Saúde (SUS), junto a populações de rua e nas situações de emergências e desastres. A segunda ênfase é da Saúde e Processos Psicossociais, para atender o estudante que tem interesse no campo das políticas públicas, que queria trabalhar com a assistência social, acompanhando, por exemplo, dependentes químicos, adolescentes grávidas, estudantes entre outros.



Avaliado com conceito muito bom

Representantes do Ministério da Educação (MEC) estiveram, em dezembro de 2018, no Unifeso para verificação in loco das condições institucionais para a abertura do curso de graduação em Psicologia. A avaliação foi positiva e o curso recebeu nota 4, em uma escala que vai de 1 a 5. A professora Mariana conta que a comissão do MEC avaliou o curso em dimensões: proposta pedagógica, corpo docente e instalações e equipamentos. “A nota que recebemos é fruto da qualidade das nossas instalações, da competência da nossa equipe, da inovação do projeto pedagógico, do nosso caráter interdisciplinar e do compromisso do Unifeso com o desenvolvimento do município”, diz.



O curso de Psicologia tem duração de cinco anos e precisa passar, obrigatoriamente, por visitas do MEC. A graduação é regulada pelos Conselhos Nacionais de Saúde e de Educação, pois trata-se de um curso interdisciplinar, com processos de avaliação rigorosos. 



Por Giovana Campos e Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.