Unifeso - Egressa da graduação em Odontologia e da Pós em Ortodontia volta ao Unifeso para palestrar sobre Disfunção Temporomandibular (DTM)

16-12-2019

O curso de pós-graduação em Ortodontia Straight Wire (MBT) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) recebeu a Dra. Amanda Gonçalves Borges, que palestrou, dia 14 de dezembro, sobre “DTM X Ortodontia - O que o ortodontista precisa saber?”. A Dra. Amanda é egressa da graduação em Odontologia (2015) e da pós-graduação em Ortodontia (2018), ambas do Unifeso, e, atualmente, está finalizando o mestrado em Disfunção Temporomandibular (DTM) na Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas (SP).

Disfunções Temporomandibulares são um conjunto de problemas relacionados às musculaturas mastigatórias, à articulação, aos ossos da articulação e às musculaturas cervicais, e incluem doenças reumatológicas e problemas musculares e articulares. O intuito da palestra foi trazer orientações aos dentistas de como avaliar se o paciente tem alguma disfunção ativa, ou se pode vir a ter, durante o tratamento ortodôntico.

“Amanda trouxe muita informação atual sobre DTM. O foco da palestra foi no diagnóstico. Ela apresentou um questionário para facilitar a vida do ortodontista em relação ao paciente com DTM e ensinou a manipular, a fazer a palpação e a como agir se o paciente tiver DTM”, explicou Renato Rezende Heringer, professor do curso de especialização em Ortodontia do Unifeso.

A Dra. Amanda disse que o questionário apresentado para ajudar no diagnóstico de DTM foi criado pela Associação Europeia de Desordens Craniomandibulares e que possui quatro perguntas. “Se em alguma delas o paciente responder sim, já pode indicar alguma disfunção temporomandibular”, contou.

A egressa ressaltou que a DTM ainda é pouco disseminada. “Temos poucas informações, e muitos dentistas ainda não sabem como diagnosticar e nem como conduzir a questão. Meu intuito foi trazer essas informações atualizadas e passar um pouco da minha experiência no consultório”, disse.

Dra. Amanda ressaltou que retornar ao Unifeso para palestrar foi maravilhoso. “Foi incrível estar com pessoas que queriam aprender e trocar experiências. Para a palestra, busquei esclarecer mais as dúvidas que eu tinha enquanto estudante, podendo correlacioná-las às experiências do consultório”, finalizou.

Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Unifeso, para ingresso no primeiro semestre de 2020. O candidato pode se inscrever, sem ônus, pelo site ou diretamente no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto, das 9h às 12h e das 14h às 19h. As inscrições vão até o dia 30 de março de 2020.