Unifeso - Egressa de Ciências Biológicas entra para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação da UFRJ

23-06-2020

Bárbara Dias, egressa do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), trabalha como Educadora Ambiental desde a sua formação, em 2012, seja através de instituições ambientais ou através da Arte, que é seu principal instrumento para desenvolver esses trabalhos. Recentemente, ela foi aprovada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG CiAC) do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), localizado no município de Macaé, no Rio de Janeiro.

Ela conta que escolheu o programa por ter tido contato com um dos professores da universidade que desenvolve pesquisas na área da Educação Ambiental, através de recursos audiovisuais, investigando também a área do Cinema Ambiental e tendo o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba como base para pesquisa. “Já comecei a trabalhar na dissertação. Fui orientada a sempre escrever, todo dia um pouco, assim a pesquisa se torna cada vez mais orgânica e facilita um pouquinho o processo nessa jornada, que será de muito trabalho”, afirma Bárbara.

A egressa acredita que sua atuação artística contribuirá bastante para o mestrado. “Nesse programa de mestrado a interdisciplinaridade é muito valorizada, e acredito que vá abrir ainda muitos caminhos possíveis. Não sei ao certo onde estarei futuramente, mas pretendo continuar atuando como Educadora Ambiental e, agora, como pesquisadora acadêmica da área”, destaca.

Bárbara conta que, desde o tempo de estudante no Unifeso, vislumbrava chegar ao mestrado. “Demorei um tempinho porque a vida nos conduz a muitos caminhos, mas nunca deixei de visualizar essa possibilidade. O Unifeso foi importante para essa decisão, com incentivo, principalmente, do coordenador do curso de Ciências Biológicas da época, professor Carlos Alfredo Cardoso, além de outros professores tão queridos e amigos até hoje”, conclui a egressa.

Por Juliana Lila e Giovana Campos