Unifeso - Encontros sobre pesquisas institucionais vêm fortalecer integração entre curso de Medicina e Residência Médica

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Encontros sobre pesquisas institucionais vêm fortalecer integração entre curso de Medicina e Residência Médica

21-03-2019

No dia 20 de março, a Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) promoveu a primeira reunião dos Encontros sobre Linhas de Pesquisa Institucionais e Orientação de Trabalhos Finais da Residência Médica. A série de encontros busca o fortalecimento da integração entre a Residência Médica (RM) e o curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), numa proposta de engajamento cada vez maior entre estudantes e professores das áreas médicas, fomentando a pesquisa na Instituição. “Essa integração sempre existiu, mas a intenção é aprofundar essa relação ainda mais, porque engrandece a todos, através de uma parceria que envolve dirigentes, professores e alunos”, justificou, no evento, a professora Elaine Maria de Andrade Senra, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. 

O encontro também contou com as participações da professora Simone Rodrigues, diretora de Ensino do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO); do professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina; do professor Washington Milezi, coordenador do Programa de Residência Médica; dentre diversos supervisores dos programas de RM; professores do curso de Medicina e representantes da DPPE. 

“Esta é uma necessidade institucional de incremento à pesquisa. O Unifeso precisa produzir cada vez mais o conhecimento, pois essa produção é fundamental para uma instituição de ensino superior se manter na frente”, colocou o professor Adaucto Hissa Elian, do curso de Medicina. 

O professor Manoel Pombo também defendeu que as Instituições que mais investem em pesquisa são as que mais se destacam. “É um diferencial aos estudantes. Para o nosso modelo de Centro Universitário, a pesquisa não é exigida – pelo Ministério da Educação, mas isso não nos impede que trabalhemos com linhas de pesquisas, buscas e entendimentos, fazendo assim com que nossos estudantes saiam daqui familiarizados com a qualidade de um artigo científico. Temos trabalhado nisso com estudantes desde o primeiro período, qualificando todos os espaços dentro do curso”, disse o professor Manoel Pombo.

O professor Washington Millezzi salientou que, “nos últimos anos, os programas de RM tiveram grandes avanços na área de pesquisa”. Entre eles, ano passado, aconteceu a I Jornada Científica da Residência Médica, dentro do III CONFESO - Congresso Acadêmico-Científico do UNIFESO. “É muito difícil manter, anualmente, um evento para mais de mil pessoas. Se juntarmos os estudantes de Medicina mais os residentes, ultrapassamos esse número. Mesmo assim, estamos certos da importância de manter esse projeto de parceria”, observou a professora Elaine Senra. 



Seminário de Linhas de Pesquisa

Em 28 de fevereiro, aconteceu o Seminário de Linhas de Pesquisa, reunião direcionada às direções de Centro, à direção de Ensino do HCTCO e aos coordenadores dos cursos de graduação do Unifeso. O encontro contou com a presença da professora Elaine Senra, da professora Alba Barros Souza Fernandes, coordenadora da Pesquisa, e do professor Adenilson Fonseca, assessor de Pesquisa.

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.