Unifeso - Entre os diferenciais do Unifeso, estão as condições de acessibilidade em suas dependências

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Entre os diferenciais do Unifeso, estão as condições de acessibilidade em suas dependências

07-05-2020

A acessibilidade é um direito do cidadão assegurado por lei para que portadores de deficiência tenham a possibilidade de usufruir de recursos e ações no âmbito social. Barreiras arquitetônicas podem vir a interferir na vida destas pessoas, podendo deixá-las à parte de algumas tarefas importantes, como frequentar um curso superior.

Tendo em sua missão promover o acesso à educação e à ciência, além visar de o bem-estar aos seus estudantes e funcionários, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) tem como um grande diferencial a acessibilidade em suas dependências. “A Instituição considera que o acesso e o acompanhamento de estudantes com necessidades especiais constituem-se em recurso que a identifica, promovendo políticas que visam o aprimoramento das ações acadêmicas e comunitárias”, explica a pedagoga Gicelle Faissal, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (NAPPA). 

As políticas se tornaram iniciativas que saíram do papel e hoje são a realidade de um lugar que conta com comodidade e a acessibilidade para todos estudantes. Quem faz Medicina, por exemplo, tem como característica uma carga horária integral e muitos afazeres. Os chamados “medterê” contam com diversos espaços na infraestrutura do Unifeso, como laboratórios, tutorias, salas de aula, bibliotecas, auditórios, cantinas, enfim, lugares por onde circulam durante o dia. Por isso, a acessibilidade se faz tão importante. Mas para criar espaços tão acessíveis assim, em um instituição criada há mais de 50 anos, muitas medidas tiveram que ser tomadas. 



Programa de Acessibilidade

Gicelle explica que, em 2015, o Unifeso implementou o Programa de Acessibilidade a fim de atender às demandas sociais e acadêmicas, possibilitando a inserção, dos estudantes com necessidades físicas, neurológicas ou sensoriais, pessoas obesas, pessoas com transtornos de espectro autista, ou ainda, com problemas de aprendizagem como: dislexia, TDAH, disfluência verbal e fobia social. 

Já em 2016, foi instituído um grupo de trabalho para revisão e ampliação da acessibilidade arquitetônica no Unifeso. A partir desta oportunidade, a temática tomou grande impulso dentro da Instituição. “Aliado às rotinas do NAPPA, o grupo o qual integrei desde então foi o responsável pela abordagem arquitetônica. Os objetivos traçados foram: promover condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida segundo os padrões estabelecidos na legislação pertinente, visando a promoção do direito de todos à educação de qualidade e na igualdade de oportunidades de acesso e permanência, com sucesso, na etapa referente ao ensino superior; e proporcionar condições de acessibilidade arquitetônica visando o respeito aos direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida segundo os padrões estabelecidos na ABNT NBR 9050:2015”, conta a engenheira de Segurança no Trabalho do Unifeso, Ludmylla Souza. 

Foi assim que estudos das condições de todos os campi foram realizados e promovida a adequação dos espaços: reforma de banheiros, instalação de pisos táteis, sinalização em braille, adequação dos balcões de atendimento, entre outras medidas. “Ainda existem desafios a serem vencidos mas certamente nossas edificações representam um espaço de acolhimento amplo que proporciona segurança e autonomia à toda a comunidade que frequenta o Unifeso”, ressalta Ludmylla.



Conheça mais sobre o trabalho do NAPPA

O NAPPA assiste a todos os cursos do Unifeso, e tem como referência o estudante em sua adaptação/inclusão ao ensino superior, além de toda a comunidade acadêmica. O setor disponibiliza o acompanhamento psicopedagógico e psicológico por encaminhamento ou demanda espontânea. 

O acompanhamento psicológico visa apoiar o estudante nas dificuldades de adaptação (à cidade, moradia, rotina, dinâmica do ensino superior...), dificuldades acadêmicas (concentração, falta de motivação...), dificuldades pessoais (social, afetiva, saúde...) e dificuldades familiares (gravidez, separação, luto, doença...). 

O acompanhamento psicopedagógico visa orientar os estudantes, que procuram espontaneamente o setor ou a este são encaminhados, na organização e planejamento dos estudos durante o processo de vivência acadêmica. “Acreditamos que este tipo de apoio possa colaborar para que o estudante conheça suas características e potencialidades, buscando seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. A inclusão social, portanto, é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade por meio de transformações, principalmente na mentalidade e comportamento de todas as pessoas, como também das pessoas com necessidades especiais”, destaca Gicele. 



Vestibular de Medicina do Unifeso com inscrições abertas

O Vestibular de Medicina 2020.2 do Unifeso está aberto e os candidatos devem se inscrever até o dia 11 de junho, acessando o site medicinaunifeso.com.br. Ao todo, são 40 vagas oferecidas para o segundo semestre de 2020. Saiba mais acessando o edital.



Por Giovana Campos

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