Unifeso - Estudante e egressa de Fisioterapia apostam no Pilates Kids para o crescimento saudável das crianças

18-03-2020

A egressa Giulia Patron e a estudante Tassiane Queiroz de Oliveira, ambas do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), estão desenvolvendo uma alternativa inovadora em Teresópolis, implementando uma proposta para as crianças se movimentarem, sem interferir na agenda dos pais, nem na rotina dos pequenos: o Pilates Kids em escolas. Alongamentos, circuitos, brincadeiras e exercícios fazem parte deste projeto que proporciona grandes ganhos para a saúde e bem-estar.

As aulas acontecem em parceria com o colégio, apresentando um cronograma que tem todos os princípios básicos do Pilates somados à muita diversão e criatividade para engajar a garotada nas atividades. “Levamos sempre mais para o lúdico, de acordo com a faixa etária, sem deixar de trabalhar os princípios e de buscar os resultados esperados”, explica a estudante.

A modalidade vem sendo explorada no Brasil há pouco tempo, porém cresce gradativamente o número de adeptos com o passar dos anos. Segundo Tassiane, é recomendada a partir dos quatro anos, porém, utiliza-se melhor o método a partir dos cinco, “já que normalmente a criança nessa faixa etária já tem uma maior noção de seu corpo como um todo, e também já consegue realizar os movimentos com mais facilidade e entendimento”.

A dupla destaca alguns dos principais benefícios do Pilates. “O alinhamento postural das crianças; a melhora na concentração; o aumento dos níveis de atenção; a prevenção de desvios posturais como a escoliose e fortalecimento da musculatura das costas; a redução do estresse; o aumento da mobilidade; os exercícios de equilíbrio para que a criança tenha um balanço e uma simetria corporal e para que aprendam também que seu corpo está em constante mudança; o aumento na flexibilidade; a redução do sedentarismo; a melhora da respiração; o desenvolvimento também da autoestima e da autoconfiança da criança, ajudando-a interagir com o meio em que vive, pelas atividades em grupos e divertidas que viverão nas aulas”, apontam as jovens.

Segundo a estudante, atualmente, este projeto promissor está na fase de aulas experimentais. “Procuramos levar o projeto às escolas da cidade e atrair o público, formado por crianças e pais”, explica. Além do conhecimento na área da saúde, a dupla tem se mostrado empreendedora, explorando um novo mercado na área da Fisioterapia. Para divulgar este trabalho, criaram o perfil no Instagram @pilateskids_teresopolis, onde os interessados podem conhecer melhor este trabalho através de fotos, dicas e informações sobre a modalidade. Também promovem encontros com os pais na própria escola e enviam bilhetes nas agendas.

Além da divulgação, elas investem em cursos de atualização. “Além do curso que fizemos no ano passado, realizamos este ano dois workshops voltados para modalidade Pilates para crianças, trazendo uma bagagem importante para iniciarmos nossos projetos”, conta Tassiane, que enxerga o Pilates como “uma ótima oportunidade de adquirir experiência profissional e de empreendedorismo, além de relacionar a minha realidade acadêmica, onde correlaciono aprendizagem com a prática, tendo assim uma intimidade maior e um melhor planejamento futuro”, diz.

Em sua graduação, a acadêmica conta que encontra “excelentes profissionais que elegeram como meus professores. Posso dizer que são inspirações, que nos motivam diariamente a fazermos a diferença no mercado de trabalho e expandir a fisioterapia inovadora, não com a mentalidade de uma profissão secundária, mas sim, de uma excelente ferramenta de reabilitação, prevenção, qualidade de vida e inovação”, avalia a jovem.