Unifeso - Estudante de Medicina recebe, pela quarta vez, o Prêmio Carlos da Silva Lacaz

Estudante de Medicina recebe, pela quarta vez, o Prêmio Carlos da Silva Lacaz

30-10-2019

Os estudantes do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) Amanda Ramos Cavalcanti, Cristina Espindola Sedlmaier, Gabriel Schwambach Del Piêro e Juliana Coutinho Paternostro, acompanhados do professor Daniel Pinheiro Hernandez participaram do XXIV Congresso Brasileiro de História da Medicina e do I Encontro das Academias de Medicina de São Paulo e do Rio Grande do Sul, ocorridos de 24 a 27 de outubro, na Associação Paulista de Medicina, em São Paulo. Na ocasião, aconteceu o Prêmio Carlos da Silva Lacaz 2019, em que a estudante do 10º período Cristina Espindola Sedlmaier recebeu a medalha de primeiro lugar pelo trabalho “A importância do ensino da História da Medicina na graduação”. Foi a quarta vez consecutiva que a estudante ganhou o prêmio.

“Como é extraordinário este momento! Me sinto muito honrada e emocionada por receber o Prêmio Carlos da Silva Lacaz 2019. É o reconhecimento do esforço, do trabalho árduo e da dedicação empregados! Agradeço ao meu orientador, o professor Daniel Pinheiro Hernandez, pelo apoio e incentivo! Estou extremamente feliz!”, disse Cristina.

O professor Daniel Pinheiro Hernandez realizou no evento a conferência “Imhotep, Médico e Polímata Egípcio” e apresentou o tema livre intitulado “Nostradamus: Profeta Reconhecido, Médico Desconhecido”. Os estudantes também apresentaram seus trabalhos: Cristina com “Origens do Consentimento Informado na Prática Clínica do Médico e sua Importância à Bioética”; Amanda Ramos Cavalcanti, do 10º período, com “Dr. Daniel Pinheiro Hernandez e sua Contribuição para o Estudo da História Médica através do Grupo da História da Medicina”; Gabriel Schwambach Del Piêro, 2º período, com “Evolução e Futuro do Diagnóstico e Tratamento do Câncer”; e Juliana Coutinho Paternostro, do 1º período, com “A História da Musicoterapia no Tratamento Médico”.

O Congresso contou também com plantação de muda da árvore do Plátano, no térreo da Associação Paulista de Medicina, e com visitação ao Museu Histórico Professor Carlos da Silva Lacaz – FMUSP e ao Museu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.