Unifeso - Estudante de Medicina Veterinária do Unifeso apresenta trabalhos no Encontro Nacional de Analistas de Alimentos

11-06-2019

Estudantes do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) participaram e apresentaram trabalhos no Encontro Nacional de Analistas de Alimentos (ENAAL), em Florianópolis (SC), que aconteceu de 26 a 30 de maio de 2019. O evento teve como tema central “Cadeia Produtiva e Segurança Alimentar: Desafios e Estratégias", na área de análise de alimentos.

O encontro contou a com presença de profissionais envolvidos na produção, inspeção, distribuição e análise laboratorial de alimentos, de organizações públicas e privadas. As estudantes Marianna Souza e Vitória Peres foram convidadas a participar do evento pela professora Flávia Calixto, pesquisadora da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro.

Marianna apresentou dois trabalhos: “Análise de rotulagem de atuns ralados em conserva” e “Perfil de comercialização do pescado na cidade de Teresópolis”. Ela conta que o consumo de pescado na cidade em que vivemos é baixo. “Não é por falta de acesso ao pescado, mas porque o consumidor considera o produto caro. Porém, vimos na pesquisa que há peixes com valor de mercado bem baixo. Acredito que falta entendimento e costume no consumo deste produto”, explica.

Sobre a participação no evento, a estudante diz que a experiência foi ótima para o currículo: “O congresso agregou muito, principalmente, porque conseguimos conhecer o ponto de vista de vários profissionais da área de alimentos. Um mesmo assunto pode ser abordado de uma forma por um engenheiro de alimento e de outra por um médico veterinário. Foi muito interessante”.

Vitória Peres não chegou a apresentar trabalho no evento, mas foi como ouvinte e aproveitou para ampliar os conhecimentos. "O ENAAL foi muito bom, organizado e de grande relevância para meu conhecimento, pois tive a oportunidade de assistir palestras de variados temas da atualidade sobre o universo que é a qualidade de alimentos", concluiu.

O ENAAL

O Encontro Nacional de Analistas de Alimentos (ENAAL) é realizado a cada dois anos e promovido pela Sociedade Brasileira de Analistas de Alimentos (SBAAL).  O evento pretende congregar, em nível nacional e internacional, profissionais que se dedicam ao controle de qualidade e à segurança dos alimentos, que atuam na pesquisa científica, na agroindústria, nos órgãos governamentais e não governamentais, promovendo um amplo debate sobre os desafios e estratégias com vistas à segurança alimentar na cadeia produtiva e no consumo dos alimentos.