Unifeso - Estudantes de Medicina Veterinária visitam a Cooperativa Agropecuária de Macuco

Estudantes de Medicina Veterinária visitam a Cooperativa Agropecuária de Macuco

11-11-2019

Para complementar o aprendizado da sala de aula, estudantes da disciplina de Higiene, Inspeção e Tecnologia de Leite, do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), fizeram uma visita técnica à Cooperativa Agropecuária de Macuco, no dia 24 de outubro. O objetivo da visita foi conhecer todo o processamento do leite. A cooperativa de Macuco é a principal de beneficiamento de leite e de seus subprodutos, no estado do Rio de Janeiro.

As visitas fazem parte do planejamento curricular do curso. “A área da veterinária é muito vasta e há coisas que não temos em nosso campus, por isso, essas visitas técnicas complementares são importantes. Visitamos instalações de grande porte em indústrias e em fazendas, complementando o que é visto em sala de aula e nos nossos laboratórios. Os estudantes podem conhecer um pouco do mercado de trabalho e dos processos de cada setor”, contou o professor André Vianna Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária.

Os estudantes puderam conhecer a rotina do trabalho na cooperativa, desde a coleta do leite na propriedade até a chegada na fábrica, além das análises de beneficiamento do leite, pasteurização, extração de gordura, o envase no UHT (longa vida) e os subprodutos que agregam valor, como o iogurte, o requeijão, a bebida láctea e a manteiga, incluindo também toda a parte de tecnologia da cadeia produtiva.