Unifeso - Estudantes do Ceso recebem medalha de ouro por trabalho apresentado na Feira de Ciências do Departamento de Física da UFJF

15-03-2019

No dia 14 de março, estudantes do ensino médio do Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) foram contemplados com medalhas e certificados pela participação na 29ª edição da Feira de Ciências do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizada ano passado. No evento, o colégio conquistou o primeiro lugar com o trabalho “Desigualdade em Área de Risco”. O grupo vencedor apresentou um levantamento de dados e soluções para a tragédia que ocorreu em Teresópolis, no ano de 2011, e o desenvolvimento de um robô para auxiliar no resgate de possíveis tragédias.

Bernardo Rodrigues de Oliveira, estudante do terceiro ano e integrante do grupo vencedor, conta que o grupo teve que amadurecer bastante a ideia e trabalhar firme na apresentação do projeto para chegar a um bom resultado. “A nossa primeira apresentação foi na Feira de Ciências do Ceso, quando ‘levamos bomba’, pois tivemos a menor nota. Nos foram apontadas muitas falhas. No entanto, nossos professores nos incentivaram a aprimorar nosso projeto inserindo a questão da robótica, então melhoramos bastante”, conta. Ele confessa que o grupo foi para a UFJF bem desanimado por se tratar de um trabalho de colégio do interior de outro estado sendo apresentado numa universidade federal. “Foi bem cansativo, mas ficamos lá e levamos primeiro lugar”, comemora o estudante.

“Nossa escola trabalha muito com o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia, incentivando a questão da pesquisa, com a promoção de boas ideias. Neste ano vamos participar novamente da feira da UFJF e continuaremos buscando outros grandes eventos”, adianta a professora de química, Luiza Pernambuco.

Para a diretora do Ceso, Roberta Franco de Moura Monteiro, “nossa função é incentivar o pensamento científico e investigativo e já fazemos isto, promovendo as nossas feiras de ciências e participando de feiras estaduais. Continuaremos firmes no caminho de promover e incentivar a inovação com os nossos alunos”, explica.

Relembre o evento

A feira da UFJF é um evento anual onde estudantes das escolas de Juiz de Fora e redondezas participam de uma mostra competitiva de experimentos científicos desenvolvidos em suas escolas de origem. O ano passado foi a primeira vez que o Ceso inscreveu trabalhos para o evento. Além da feira, estudantes do 1º e do 2º anos do Ensino Médio participaram também da Mostra Científica do Instituto de Ciências Exatas. A premiação levou em conta critérios como criatividade (o quão interessante é a ideia e quão criativo é o desenvolvimento do trabalho); conhecimento x escolaridade (se o assunto do trabalho é apropriado para a série em que se encontra o aluno); e grau de dificuldade da execução (dificuldade e tempo envolvidos no desenvolvimento do trabalho pelo aluno, com atenção especialmente a indicações de que o trabalho possa ter sido desenvolvido pelo professor).