Unifeso - Evento do Crea-RJ reúne profissionais e estudantes de engenharia no Unifeso

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Evento do Crea-RJ reúne profissionais e estudantes de engenharia no Unifeso

24-05-2019

Para estreitar relações entre estudantes do curso de Engenharia Civil com a inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) em Teresópolis e profissionais da área, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) sediou, no dia 17 de maio, um encontro voltado à orientação sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a Certidão de Acervo Técnico Profissional (CAT). 

“É um momento de convivência e conhecimento entre estudantes e profissionais da área que vão trabalhar daqui para frente. Além disso, foi um momento importante para sanarem dúvidas e aprenderem a trabalhar com essas anotações, as ARTs eletrônicas”, disse o professor Heleno da Costa Miranda, coordenador do curso de Engenharia Civil. 

A palestra foi ministrada por Leonardo Canário, coordenador da regional serrana do CREA-RJ. “A nossa intensão é mostrar aos alunos a importância do Conselho. Este é o primeiro de vários outros encontros que queremos ter, pois o nosso objetivo é aproximar o centro universitário do Crea-RJ”, disse o palestrante. 

Os encontros são também “uma oportunidade de fortalecermos o CREA em nossa cidade, recebendo profissionais daqui e também de municípios vizinhos”, disse a professora Vivian Telles Paim, diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), ao abrir o evento. 

Entre os participantes, o inspetor do Crea-RJ em Teresópolis, Claudio Moraes, parabenizou a Instituição pela avaliação do curso de Engenharia Civil, feita pelo Ministério da Educação (MEC), que concedeu ao Unifeso a nota máxima (conceito 5), e falou também sobre a carreira promissora que o engenheiro pode ter no município. “O curso em Teresópolis é bem direcionado para a área Geotécnica, que é o que demanda a cidade”, notou. 

A ART é um instrumento indispensável para identificar a responsabilidade técnica pelas obras ou serviços prestados por profissionais ou empresas, assegurando à sociedade que essas atividades são realizadas por um profissional habilitado, e a CAT é o instrumento que certifica, para os efeitos legais, as obras ou serviços técnicos registrados no Crea e que constituem o acervo técnico do profissional.

O Crea-RJ exerce o papel institucional de primeira e segunda instâncias, orientando e fiscalizando a prática profissional, além de verificar e valorizar o exercício legal e ético das profissões.



Por Giovana Campos









 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.