Unifeso - Explorando as emoções: Unifeso realiza ação de saúde no bairro São Pedro

Explorando as emoções: Unifeso realiza ação de saúde no bairro São Pedro

17-03-2023

No último dia 25 de fevereiro, mais de 35 estudantes de diferentes cursos de graduação da área da Saúde do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), sob a orientação de professores do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), e integrantes do Grupo de Trabalho 5 do Pet-Saúde Unifeso, realizaram a ação de saúde “Explorando as emoções: Como está sua saúde mental pós-Covid-19?”. Eles passaram todo o período da manhã na Praça dos Expedicionários, no Bairro São Pedro, colocando em prática estratégias do projeto “Integração do Ensino-Trabalho-Comunidade atuando na qualificação da gestão da assistência”, do Grupo de Trabalho 5 do Pet-Saúde Unifeso (gestão 2022/23). A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis.

Heloisa França, professora dos cursos de Enfermagem e de Medicina, explicou que o objetivo foi explorar as emoções. “Montamos a tenda para arteterapia, com pintura com lápis, giz de cera, guache; e trouxemos instrumentos musicais, entre outras formas de arte para adultos e crianças”, contou.

Os estudantes foram muito participativos, na avaliação da professora Ana Cristina Escrivães, do curso de Medicina. “Divididos em grupo, alguns ficaram na musicoterapia, outros na aferição de pressão, glicose, orientação da comunidade, entre outras atividades”. Ela explica ainda que o projeto foi todo desenvolvido pelo Grupo de Trabalho 5 do Pet-Saúde, que tem ações voltadas à Covid e todas as sequelas pós-covid, “então a gente entra com a saúde mental muito presente, diabetes e hipertensão, que também são comorbidades e podem agravar este quadro”.

Tatiana Couto, do 6º período de Psicologia e presidente do Diretório de Psicologia, mostrou o quanto está engajada na ação. “Estamos inseridos neste campo de prática desde julho do ano passado e ficamos atuando no Eitel Abdala, fazendo uma estimativa de quais eram as necessidades desta população. Foi quando percebemos uma demanda muito alta relacionada à saúde mental no pós-Covid, com ansiedade, depressão, e resolvemos fazer esta ação com foco na saúde mental justamente para iniciar uma conversação com a população daqui sobre estes temas. Estamos idealizando este projeto há bastante tempo, e agora colocando em prática”.

Para Victoria Jardim, do 5º período de Enfermagem, a experiência tem sido proveitosa. “Fazemos reuniões semanais, estudamos bastante, é um ambiente muito construtivo. Ao participar do Pet-Saúde, ampliamos a visão do que é exercer a profissão na área saúde, tanto nesta parte de gestão quanto na assistência, pois acabamos vivenciando o meio, dando-nos outra visão da realidade”.

A estudante Ana, do curso de Medicina, explicou que o Pet-Saúde conta com dois grupos: o da assistência e o da gestão. “O meu grupo é o da gestão, então fica responsável por analisar os dados da unidade de saúde, verificar diversas questões como encaminhamentos, a assistência prestada, enfim, para verificar o suporte que a rede está dando e a qualidade de atendimento à população da cidade, que hoje tem cerca de 200 mil habitantes só em Teresópolis”, explicou.