Unifeso - HCTCO mobiliza funcionários e acadêmicos da unidade para reforçar a importância da Higiene das Mãos

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




HCTCO mobiliza funcionários e acadêmicos da unidade para reforçar a importância da Higiene das Mãos

27-11-2019

Nos dias 18 e 25 de novembro, funcionários e acadêmicos do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) participaram da Campanha de Higiene das Mãos 2019, organizada pela Comissão de Controle e Infecção Hospitalar. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de trocar informações; participar de atividades lúdicas, como jogos que testaram e reforçaram o conhecimento; ouvir palestras e ainda ganharam alguns brindes, tudo para ficarem bem alertas para esta importante conduta que envolve diversos aspectos, como a segurança do paciente e a ética profissional quando se presta um cuidado seguro. Segundo a enfermeira Raquel Oliveira, “a comissão trabalha muito nesta questão porque a higiene das mãos é uma ação simples, mas que tem um grande impacto na redução das infecções”.

De acordo com o manual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), “a higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por este motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e do controle de infecções dentro dos serviços de saúde, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes. Estudos sobre o tema mostram que a adesão dos profissionais à prática da higienização das mãos de forma constante e na rotina diária ainda é baixa, devendo ser estimulada e conscientizada entre os profissionais de saúde”.



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.