Unifeso - Hospital próprio de ensino, o HCTCO, é o principal cenário de prática na formação de médicos

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Hospital próprio de ensino, o HCTCO, é o principal cenário de prática na formação de médicos

29-09-2022

Atualizado em 08-05-2023

A formação a partir da prática e da humanização é um dos principais diferenciais do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Com 50 anos formando médicos competentes e especialistas em diferentes áreas, conta com um hospital próprio de ensino onde o aluno é inserido na prática ao longo da graduação. Trata-se do complexo hospitalar e uma das maiores e mais ampla unidade de atendimento da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro: o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO).

Um hospital geral, conveniado ao SUS desde 1972, principal cenário de prática dos cursos da área da saúde do Unifeso, contemplando os estudantes dos cursos de Medicina, além de ser credenciado em programas de Residência Médica como Anestesiologia; Cirurgia Geral; Clínica Médica; Medicina de Família e Comunidade; Medicina Intensiva; Obstetrícia e Ginecologia; Ortopedia e Traumatologia; e Pediatria. A unidade abriga também o Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Bucomaxilofacial.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), “os hospitais de ensino são centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área de saúde. A efetiva prestação de serviços à população possibilita o aprimoramento constante do atendimento e a elaboração de protocolos técnicos para as diversas patologias. Isso garante melhores padrões de eficiência, à disposição da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os programas de educação continuada oferecem oportunidade de atualização técnica aos profissionais de todo o sistema de saúde”.

No HCTCO, os estudantes podem atuar de forma prática sob a supervisão de profissionais formados e experientes. Também é um fomento à ciência, já que estas vivências também culminam no desenvolvimento de pesquisas na área de saúde por professores e estudantes, que submetem relatos de caso em eventos nacionais e internacionais. Atendimentos e exames, em em diversas especialidades.

Além de uma infraestrutura completa para atendimentos de urgência e emergência, internação, exames, procedimentos cirúrgicos dos mais simples aos mais complexos, os estudantes de Medicina também contam com uma unidade ambulatorial própria: o Centro Médico do HCTCO. A unidade é considerada um dos mais importantes cenários vivos do curso de Medicina do Unifeso, onde o estudante tem a oportunidade de consolidar seu seu aprendizado na prática, a partir do contato direto com o paciente. Lá, os estudantes têm a oportunidade de acompanhar o atendimento a pacientes em diversas especialidades. Com uma infraestrutura moderna e confortável e postura profissional acolhedora, o Centro Médico é referência quando o assunto é qualidade no atendimento, tanto para seus funcionários quanto para a comunidade de Teresópolis.



Inicie a melhor temporada da sua vida

Ser Medterê é participar da própria evolução da Medicina. E quem ainda não iniciou a melhor e mais importante temporada da vida pode se inscrever no Vestibular de Medicina 2023.2 do Unifeso, até o dia 5 de junho. Inscreva-se aqui. Confira os detalhes no edital.



Por Giovana Campos



 


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.