Unifeso - I Encontro Acadêmico de Nutrição reúne palestras com temática contemporânea e anuncia novo Laboratório de Processamento de Alimentos

30-05-2019

A última semana de maio foi especial para o curso de Nutrição do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Foi quando aconteceu o I Encontro Acadêmico de Nutrição que lotou o Salão Nobre do campus Feso Pro Arte. Na abertura do evento, a coordenadora do curso, Agnes Bueno, anunciou o investimento da Instituição em um Laboratório de Processamento de Alimentos (LPA), que está sendo construído para a graduação.

Os estudantes participaram de palestras cujas temáticas foram escolhidas com o objetivo de mostrar o papel do nutricionista na nova sociedade. O professor José Feres Abido Miranda, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Unifeso, contou que, em 2010, morreram no mundo três milhões de pessoas em decorrência da obesidade e que um milhão morreu como consequência da desnutrição e da fome.

“A temática colocada neste primeiro encontro foi muito bem selecionada e mostra a ampla atuação nutricionista na sociedade contemporânea. Hoje, as pessoas morrem mais por questões alimentaras, seja por desnutrição ou obesidade, do que das guerras. Diante disto, podemos afirmar que vocês têm uma profissão garantida”, falou o professor Feres para os estudantes.

A professora Agnes lembrou que o mercado de trabalho na área da Nutrição foi um dos que mais aumentou nos últimos anos e aproveitou para reforçar a importância da participação dos estudantes em eventos para a construção do conhecimento. “Este encontro é mais um momento para a construção do conhecimento. Vocês estão investindo em uma ciência que vai dar resultado quando chegarem ao mercado de trabalho, mas, para isso, é preciso esforço. A construção do conhecimento se dá no dia a dia e não só em sala de aula”, enfatizou.

Agnes aproveitou seu momento de fala para apresentar aos estudantes algumas imagens do projeto de arquitetura do novo Laboratório de Processamento de Alimentos (LPA), que está sendo construído. A diretora do Centro de Ciências da Saúde, Mariana Arcuri, ressaltou que o investimento em cenários de prática está sendo feito pois a ciência da Nutrição é muito importante para o Plano de Desenvolvimento Institucional do Unifeso, na área da Saúde. “Vocês têm uma responsabilidade social que é a de transformar a realidade do nosso entorno. Esta mesma responsabilidade é também a missão da Feso. Estou muito feliz porque conseguimos, com esforço de toda a equipe administrativa do curso e do diretório acadêmico, abrir espaço na agenda acadêmica para mais este encontro do curso de Nutrição. É uma excelente oportunidade para que possamos refletir sobre a profissão que vocês escolheram, sobre o futuro, sobre a ciência e sobre tudo o que é caro para transformar vocês em bons profissionais na área da saúde”, concluiu.