Unifeso - Infectologista explica a importância do distanciamento social em tempos de Covid-19

20-04-2020

Estamos privados de nos locomovermos e de nos reunirmos. Um novo vírus chegou e mudou a rotina de milhares de pessoas no mundo todo. Há quem consiga lidar bem com o distanciamento social e há quem pense que ter a liberdade de ir e vir tolhida é um verdadeiro martírio. Mas, afinal, você sabe o motivo de o isolamento social ser tão importante neste momento de pandemia?

Para debater o assunto, conversamos com a Dra. Denise Marangoni, professora e infectologista do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO). Segundo ela, a importância do isolamento social reside no fato de a Covid-19 ser uma infecção altamente contagiosa, e a transmissão ser mais frequente pelas gotículas de saliva que são eliminadas quando a pessoa contaminada fala, tosse ou espirra. “Essas gotículas atingem diretamente a face, a boca, o nariz, os olhos e as mãos do outro indivíduo. Para se ter uma ideia, num espirro, as gotículas podem alcançar até quatro metros de distância”, explicou.

Outra forma de contágio é pelas mãos, que tocam superfícies contaminadas por gotículas que caíram ali. Dra. Denise lembra que o vírus pode permanecer vivo e infectante em superfícies durante horas ou até dias.

“Temos que lembrar também que pessoas infectadas assintomáticas e pessoas que estejam no período pré-sintomas, ou seja, no período de incubação, também podem transmitir o vírus. Então, nunca sabemos. Às vezes a pessoa está aparentemente saudável, mas, na verdade, ela está com o vírus”, disse Denise. Por isso, quanto mais isoladas ficarem as pessoas, menos propagação viral vai haver. Segundo a médica, se apenas os indivíduos que têm mais probabilidade de evoluírem para a manifestação mais grave da doença, como idosos, imunossuprimidas ou pessoas com comorbidades, ficarem isoladas não vai diminuir a propagação da doença. “Essas pessoas mais suscetíveis acabarão também se contaminando por familiares ou amigos”, destacou.

A importância do distanciamento não é só proteger individualmente as pessoas, mas também proteger o sistema de saúde de um número elevado de pacientes, ao mesmo tempo, necessitando internação, tanto em enfermarias quanto em unidades de terapia intensiva. Além disso, o isolamento faz com que os profissionais da saúde ganhem tempo para conseguir testar o maior número de pessoas para a Covid-19, permite que estejam bem equipados e protegidos e que não fiquem sobrecarregados.