Unifeso - IV Confeso: Palestra sobre Laudo Técnico de Vistoria Predial apresenta boas estimativas em relação ao mercado de trabalho para o engenheiro

03-09-2019

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) esteve no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) para falar sobre o tema Laudo Técnico de Vistoria Predial. O palestrante convidado foi Leonardo Heitor Rocha Nogueira, engenheiro civil, mestre em Engenharia Ambiental, professor de pós-graduação em Saneamento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e consultor ambiental. Ele falou sobre aspectos gerais da legislação, peculiaridades da prática da vistoria e pontuou questões importantes da vistoria predial em palestra realizada dentro da programação do IV Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (IV Confeso).

Ele contou que a legislação surgiu no estado do Rio de Janeiro em 2013 e, diante alguns acidentes graves com edificações, o estado fez uma pesquisa a nível internacional, verificando que algumas cidades relevantes, como Nova York, por exemplo, faziam esse tipo de vistoria para evitar que certo grau de degradação de edificações levasse a acidentes graves. Em 2014, o município do Rio de Janeiro promulgou uma lei e um decreto que acabaram regulamentando, tanto a lei municipal quanto a estadual.

“Isso abriu um leque de mercado de trabalho na Engenharia. É um ganho para todos, tanto para o governo, que delega a responsabilidade desta fiscalização para os responsáveis pelo laudo de vistoria; como também para os profissionais de Engenharia que, dessa forma, ganham o mercado. Para quem paga pela vistoria também é positivo, porque, em geral, as decisões sobre onde investir os recursos do condomínio de um prédio são tomadas com base na visão de pessoas leigas e, diante da legislação, quem passa a tomar as decisões será um profissional, ou seja, o responsável técnico pela orientação de investimentos, reparos, melhorias e manutenções”, contou o engenheiro Leonardo.