Unifeso - Ciência da Computação: Mercado emprega mais de 80% dos estudantes

Ciência da Computação: Mercado emprega mais de 80% dos estudantes

30-01-2019

O mercado da Ciência da Computação é, atualmente, um dos que mais demandam profissionais, no Brasil e no mundo. E o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) forma estudantes adequados ao perfil que empresas parceiras da instituição, como Amazon, Oracle e Alterdata, precisam. Prova disto é que mais de 80% dos estudantes do Unifeso conseguem colocação no mercado de trabalho já nos primeiros anos de faculdade.

Um dos diferenciais da graduação do Unifeso é a integração da prática com os aspectos fundamentais da carreira de cientista da computação, que é o desenvolvimento de software. “Nosso diferencial é que aplicamos os aspectos fundamentais do desenvolvimento de software nas áreas da tecnologia mais demandadas atualmente pelo mercado, seja na robótica, nos games ou nos aplicativos. Isso faz com que o estudante entenda porque ele está aprendendo aquilo”, explica Laion Manfroi, coordenador do curso de Ciência da Computação.

Segundo Laion, um dos focos do curso está no desenvolvimento de aplicativos, já que mais de 70% do mercado estão direcionados para os dispositivos móveis. A bola da vez também é o uso de drones, que, recentemente, foi regulamentado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). É preciso ser capacitado para usar o drone e há limites de onde e quando o equipamento pode ser usado.

“Atualmente, usamos as imagens feitas com o equipamento em plataforma de games. Porém, pretendemos também capacitar dos nossos estudantes em voos de drone. Queremos desenvolver uma etapa de corrida de drone no Unifeso”, adianta Laion.

A robótica é outra área bastante explorada pela graduação. Os estudantes começam desenvolvendo um robô feito de peças de Lego e depois passam a criar projetos mais robustos, que envolvem soldagem de fios, encaixe correto de componentes e programação. “Em robótica, usamos um dispositivo chamado Arduino, que é uma placa adotada pela Nasa em robôs enviados ao espaço. Trata-se de um componente genérico, ou seja, podemos usá-lo tanto para fazer carrinhos quanto para criar projetos de automatização, como controle de irrigação de plantas, por exemplo”, diz o coordenador do curso.

Vestibular com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de vestibular do curso de Ciência da Computação do Unifeso, nas modalidades Agendamento e ENEM. O candidato deve se inscrever gratuitamente no processo seletivo pelo site www.unifeso.edu.br ou diretamente na Central de Matrícula e Relacionamento, localizada no campus Antônio Paulo Capanema de Souza, no bairro do Alto, até 6 de fevereiro de 2019.