Unifeso - Medicina Veterinária no IV Confeso: Vigilância Sanitária é um dos temas das palestras

28-08-2019

O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) preparou uma programação intensa para o IV Confeso, o Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso. Entre as palestras que os estudantes puderam assistir estava “A importância da Vigilância Sanitária e suas principais funções”, ministrada por Roberta Ribeiro, coordenadora do Laboratório Municipal de Saúde Pública da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses do Rio de Janeiro.

O objetivo da palestra, que aconteceu no dia 28 de agosto, foi, além de apresentar o trabalho desenvolvido pela equipe da Vigilância Sanitária, falar sobre o controle de qualidade de produtos de origem animal. “Hoje o município do Rio tem cerca de 500 mil estabelecimentos de alimentos e de envolvimento na saúde que atingem a população como um todo. Nosso trabalho é atuar de forma ágil, prevenindo e intervindo para proteger a saúde da população”, disse Roberta.

A palestrante destacou que a sociedade também é um ponto importante na atuação da Vigilância Sanitária. “Quando as pessoas vão a um restaurante e passam mal com a comida, é importante que avisem à Vigilância Sanitária. Isso é fundamental para sabermos onde está o problema e para que possamos intervir, mas poucas pessoas o fazem. Setenta e cinco por cento das pessoas que passam mal não nos relatam, e nem os médicos que as atendem”, contou.