Unifeso - Médico Veterinário formado pelo UNIFESO conclui mestrado em Clínica e Reprodução Animal

08-03-2018

O dissertação sobre “Indução do modelo crônico de infecção experimental por leptospira sp em ovinos” foi tese de mestrado do médico veterinário Bruno Ribeiro Rocha, defendida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no dia 7 de março. Formado pelo curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), Bruno agora possui o título de Mestre em Medicina Veterinária com ênfase em Clínica e Reprodução Animal.

Na apresentação da sua tese, foi abordada a importância do conhecimento da infecção genital em ruminantes que, segundo ele, causam problemas reprodutivos recorrentes nesses animais. “A respeito da metodologia e dos resultados do estudo, foram utilizadas três estirpes diferentes de leptospiras (um gênero de bactéria). As mesmas foram detectadas com sucesso no trato genital das ovelhas analisadas, por até noventa dias pós infecção no útero de um dos animais estudados. O exame molecular da Reação em Cadeia de Polimerase (PCR) se demonstrou uma ferramenta eficaz para o acompanhamento e detecção da infecção crônica no trato reprodutivo”, detalhou o egresso do UNIFESO. Ele notou ainda que “tal fato permite uma melhor compreensão da fisiopatologia da leptospirose genital crônica em ruminantes e, consequentemente, da doença reprodutiva”.