Unifeso - Nappa realiza mais de 1.200 atendimentos em 2019

Nappa realiza mais de 1.200 atendimentos em 2019

12-03-2020

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (Nappa) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) contabilizou 1.232 atendimentos no ano passado. O setor tem como finalidade atender as demandas dos estudantes com dificuldades psicopedagógicas e/ou necessidades especiais, garantindo o acesso e o acompanhamento das atividades acadêmicas.

O Nappa é composto por psicólogo, fonoaudiólogo e pedagogo. Todos os profissionais estão capacitados para realizar o acolhimento e a escuta da demanda dos estudantes, docentes e funcionários. O atendimento psicológico prima pela escuta terapêutica a partir da elaboração da fala, sendo respeitado o sigilo, inerente à profissão. Não se trata de um atendimento psicoterapêutico, já que um dos objetivos é o rendimento acadêmico dos estudantes.

Atendimento Fonoaudiológico e Pedagógico

O Nappa oferece também atendimento fonoaudiólogo, que visa contribuir para o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem, colaborar na definição de estratégias educacionais, atuando nos aspectos que envolvem a comunicação e sua relação com a aprendizagem. São trabalhadas questões de dicção, fala, acessibilidade dos deficientes auditivos e com questões relacionadas à dislexia, TDA/H e transtornos de aprendizagem. Já no atendimento pedagógico, os estudantes são acolhidos no sentido de orientar sobre as habilidades sociais nos trabalhos em grupo, estimular a participação nas situações de aprendizagem e ensaiar apresentações orais.

No Nappa os docentes e funcionários também encontram um ambiente de suporte e apoio, sejam eles voltados para as questões educacionais ou psicológicas. O setor também promove eventos e ações de orientação para todos da instituição.