Unifeso - Novos residentes médicos tomam posse no HCTCO

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Novos residentes médicos tomam posse no HCTCO

01-03-2019

Os novos residentes médicos do Unifeso/HCTCO (Centro Universitário Serra dos Órgãos/ Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano) tomaram posse no dia 1º de março em solenidade realizada no hospital. Na presença de dirigentes da Instituição, eles foram apresentados aos coordenadores e receberam as boas-vindas de professores e demais funcionários que atuam no programa de residência médica. 

A professora Elaine Maria de Andrade Senra, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, ressaltou que a atividade engrandece tanto a Instituição quanto o município. “Vocês estão assumindo o compromisso com a pesquisa em serviço, sendo que contam com um laboratório imenso. Todos os dias, ao pisarem neste hospital, vão ter a oportunidade de praticar a pesquisa. Quando digo pesquisa, refiro-me ao aprofundamento e ao olhar crítico, que busca descobrir sempre mais sobre alguma área específica do interesse de cada um”, proferiu aos novos residentes. 

A professora Rosane Rodrigues Costa, diretora geral do HCTCO, lembrou a todos que “esta é uma casa que acolhe muito os estudantes. Agora vocês fazem parte da equipe do hospital, são médicos que carregam grande responsabilidade com os pacientes”,  disse a diretora, destacando os projetos e os avanços do hospital. 

O professor Washington Milezi, coordenador da Residência Médica, garantiu que o programa “será um ganho de aprendizado teórico-prático enorme, respeitando a hierarquia, a legislação e mantendo o bom convívio entre os colegas de profissão, das mais diversas áreas”. 

A médica Fernanda de Andrade, formada pelo Unifeso desde 2013, entrou em 2017 na Residência de Clínica Médica e agora, em 2019, dá início a sua Residência em Medicina Intensiva. “Sempre digo que nasci e fui criada nesta Instituição, onde estou até hoje”, brincou a nova residente.

Saiba mais

Os Programas de Residência Médica possuem um regime especial de treinamento em serviço de 60 horas semanais. Todos são credenciados (ou recredenciados) pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Os programas são oferecidos nas dependências do Hospital e do Centro Médico. A Comissão de Residência Médica (COREME) do HCTCO/UNIFESO conta com o coordenador da Residência Médica, professor Washington Sérgio Gonçalves Milezi; a vice-coordenadora de Residência Médica, professora Vera Lucia Adas Pettersen; a diretora de Ensino do HCTCO, professora Simone Rodrigues; o coordenador do curso de Medicina, professor Manoel Antonio Gonçalves Pombo; entre outros membros. No último concurso, foram ofertadas cerca de 20 vagas para as áreas de Anestesiologia; Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica; Cirurgia Geral; Clínica Médica; Medicina de Família e Comunidade; Medicina Intensiva; Obstetrícia e Ginecologia; Ortopedia e Traumatologia; e Pediatria. 

Mais informações sobre os Programas podem ser obtidas no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza (Av. Alberto Torres, n° 111 – Alto, Teresópolis/RJ) ou através do e-mail: residenciamedica@unifeso.edu.br.

Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.